BEST_2013

Os participantes vão ser testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso

Arranca este fim-de-semana (14 e 15 de março), na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a 7ª edição da European BEST Engineering Competition (EBEC). Em prova vão estar 60 equipas, um total de 240 estudantes, com expetativas de carimbar a passagem até à final nacional, que decorrerá em Aveiro.

Foi o grupo local BEST Porto o criador da modalidade 24h nas competições de engenharia do BEST. O sucesso da prova foi de tal ordem que rapidamente se espalhou por todos os grupos do BEST europeus. O formato 24h da prova veio para ficar e pela sétimo ano consecutivo a FEUP acolhe mais um fim-de-semana dedicado às capacidades de improviso, às noções básicas de engenharia, à capacidade de resistência e à originalidade. O arranque da prova acontece este sábado, dia 14 de março, às 14h00, na Faculdade de Engenharia.

A competição é dividida em duas modalidades: “team-design”, em que os estudantes são convidados a desenvolver um protótipo “surpresa”, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, e o “case-study”, em que assumem o papel de CEO para resolverem um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão. Este ano a prova do case-study será fornecida pela Deloitte.

Em apenas 24 horas, os estudantes vão ser testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso. Todos os materiais, ferramentas e alimentação durante o evento serão assegurados pela organização, que vai envolver mais de 50 estudantes da FEUP e Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), disponíveis para passar o fim-de-semana na faculdade para prestar apoio aos 240 participantes.

O tipo de protótipos a criar e o caso de estudo a resolver estão no segredo dos deuses até ao arranque da prova, agendado para as 14h00 de sábado. A competição termina no dia seguinte, às 14h00. No dia 16 de março, segunda-feira, cada equipa terá de apresentar e explicar os protótipos e os “case-studies” desenvolvidos perante um júri. Os protótipos serão testados em público, numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 9h00.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Final europeia no Porto

A fase nacional – EBEC Portugal – que irá decorrer em Aveiro, de 22 a 24 de maio, contará com a participação dos vencedores das diferentes competições locais, de cinco universidades portuguesas. A final europeia irá decorrer, pela primeira vez, no Porto, de 1 a 10 de agosto. A EBEC é a maior competição europeia de Engenharia, organizada pelo Conselho Europeu de Estudantes de Tecnologia, abrangendo 96 universidades de um total de 33 países.