Encontro Alumni Lisboa 2017 (Foto: Rodrigo Gatinho)

O Programa Alumni Embaixadores da FEUP teve início em 2013, com apenas três Embaixadores Alumni, e não mais parou de crescer. O número de alumni interessados em contribuir de algum modo para o sucesso da FEUP tem aumentado todos os anos e a experiência tem sido de tal modo gratificante que a maioria permanece no programa para além do mínimo previsto de um ano.

Chegamos a mais um final de ano letivo, altura em que o Gabinete Alumni recebe e analisa as candidaturas dos Embaixadores Alumni para o próximo ano, com início em setembro. O Programa Embaixadores Alumni, atualmente direcionado aos antigos estudantes residentes em Lisboa ou no estrangeiro, permite-lhes contribuírem para a projeção da faculdade como escola de engenharia de excelência, através da promoção desta instituição junto de contactos nacionais e internacionais. Corresponde também a mais uma forma de demonstrar o orgulho na alma mater e de alargar a rede de contactos.

Este programa contou, no último ano, com 28 Embaixadores Alumni e 1 Fellow em 20 países diferentes. Entre as várias missões levadas a cabo, foram organizados cerca de 20 Encontros Alumni de vários tipos que representaram verdadeiros momentos de convívio, diversão, interação e partilha de ideias, tendo culminado na sedimentação de relações de networking entre os participantes.

 E o que leva os alumni FEUP a investirem um pouco do seu tempo nestas atividades?  João Barros, atual Embaixador Alumni em Lisboa explica: “Para mim, a FEUP foi muito mais do que uma escola de engenharia, foi o local que me proporcionou muitas das armas que me tornam na pessoa que hoje sou, nunca embarcando por um caminho de facilitismo e nunca virando a cara à luta, abraçando todos os desafios que vão surgindo com a mesma coragem e olhar erguido com que se entra para um exame de estruturas de betão, foi uma escola de vida. Foi com este sentimento de gratidão que decidi aceitar o desafio de ser embaixador alumni da FEUP em Lisboa(…)”.

A experiência tem sido de tal modo gratificante que muitos dos antigos estudantes mantêm a colaboração por mais do que um ano, conjugando esta atividade com uma dinâmica profissional exigente, e por vezes também uma ativa vida familiar. Para este ano, estão já confirmados Embaixadores FEUP nos seguintes países, trabalhando a partir das cidades indicadas: Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Dinamarca (Copenhaga), Espanha (Madrid, Barcelona, Vigo), Holanda (Eindhoven), Irlanda (Loughrea), Lisboa, Luxemburgo (Windhof), Moçambique (Maputo), Noruega (Kristiansand), Qatar (Doha), Reino Unido (Londres) e Singapura.

 Se por acaso não concluiu um curso de grau, mas gostava de participar no projeto, existe a possibilidade de colaborar exatamente da mesma forma, sob a designação de FEUP Fellow. É o caso de  Marcela Fukumori, que fez mobilidade na FEUP durante um ano, e que participará no programa pelo terceiro ano consecutivo:  “Como FEUP Fellow, pude divulgar a mais brasileiros o impacto positivo que a experiência na FEUP teve em minha vida profissional e pessoal, suportar aqueles que tem interesse em estudar lá, conhecer diferentes pessoas aumentando a minha rede de relacionamento, organizar (re)encontros de colegas, e conectar profissionais. Fico extremamente honrada por representar uma faculdade tão renomada aqui em São Paulo, e agradeço à FEUP por mais uma experiência incrível.”

As candidaturas devem ser formalizadas aqui.

Para mais informações, consultar o Portal Alumni da FEUP.