No próximo dia 6 de dezembro, o Auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) recebe Ariel Bringuez e o seu quarteto, com o projeto “Jazzing de Classics“. A iniciativa resulta de uma parceria com o Comissariado Cultural da FEUP e insere-se na mais recente – e mais participada de sempre-  edição do Festival Porta Jazz.

De 2 a 9 de dezembro, o Festival Porta Jazz vai acolher no Porto 70 músicos profissionais, 20 dos quais estrangeiros, numa programação composta por 17 concertos, entre estreias e parcerias artísticas. A iniciativa acontece todos os anos desde 2010 e cumpre um papel importante na vida cultural da cidade, afirmando-se, este ano, como o maior festival de Jazz em Portugal.

Ao longo de oito dias, em sete espaços, será possível ficar a conhecer uma geração de artistas emergentes, compositores e intérpretes com especial destaque para o trabalho original realizado por músicos sediados no Porto e suas parcerias com músicos de outros pontos do país e estrangeiro.

O concerto do Ariel Bringuez Quartet na FEUP oferece uma releitura a fragmentos musicais de total transcendência das obras de grandes compositores europeus como Mozart, Beethoven, Dvořák, Shostakovich, entre outros. Trata-se de uma apropriação das obras de estes grandes músicos, diferenciada pelas nuances do legado musical afro-cubano que os arranjos de Bringuez conferem, ao carácter universal que as caracteriza. Uma viagem com o Jazz como veículo e a imaginação como destino…

A acompanhar o saxofone de Ariel Bringuez estarão Ivan “Melon” I (piano), Demian Cabaud (contrabaixo) e Andrés Litwin (Bateria). O concerto tem início às 21h30.

O acesso é gratuito (sujeito à lotação da sala) mediante levantamento antecipado de bilhete. Os bilhetes estão disponível cinco dias úteis antes da data do espetáculo no Infodesk/FEUP (segunda a sexta, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30), ou na bilheteira do Auditório da FEUP no dia do espetáculo (abertura da bilheteira uma hora antes do espetáculo).