“Se não sou não posso ser” de Mario Torrecillas é um dos filmes em exibição. (Fotos: DR)

Está a chegar mais uma edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.  Em jeito de antecipação, entre 4 e 26 de outubro, a Reitoria da Universidade do Porto recebe o ciclo “Pré-Festival” e transforma-se numa verdadeira sala de cinema aberta a toda a população, para a exibição de filmes de animação de autor.

O programa Pré-Festival Cinanima arranca no dia 4 de outubro, quinta-feira, com a exibição dos filmes premiados na edição de 2017. No dia 12 de outubro, sexta-feira, serão exibidos os melhores da animação finlandesa contemporânea.

Na sexta-feira, a 19 de outubro, os interessados terão oportunidade de assistir a algumas curtas-metragens que integram o “Oh! Polish Animation”,  considerado o maior Festival Internacional de Cinema de Animação da Polónia, que acontece em 90 locais situados entre o Mar Báltico e as Montanhas Tatra. O ciclo termina a 26 de outubro, também sexta-feira, com a exibição de alguns filmes desenvolvidos na Dan Laoghaire College of Arts, centro de excelência para as artes cinematográficas na Irlanda.

As sessões têm o início marcado para as 21h30 e estão abertas a toda a comunidade académica e público em geral.

Recorde-se que, em 2013, a Universidade do Porto foi a primeira instituição a receber o “pré-festival” do Cinanima. Hoje, mais sete universidades juntaram-se a esta iniciativa que pretende levar a sétima arte ao maior número de pessoas. A 42.ª edição do CINANIMA – considerado o festival de cinema de animação mais antigo em Portugal e o terceiro mais antigo do mundo – realiza-se de 12 a 18 de novembro, em vários espaços da cidade de Espinho.