Nunes Ferreira inicia na segunda-feira o segundo mandato como Provedor do Estudante da U.Porto.

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, o presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Luís Portela, reconduz formalmente Fernando Nunes Ferreira, docente da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) para um segundo mandato de três anos nas funções de Provedor do Estudante da U.Porto, após ter sido nomeado novamente pelo Conselho Geral na reunião do passado dia 12 de abril.

Tendo como missão principal defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos estudantes da U.Porto, em situações de âmbito universitário, o Provedor pauta-se por uma atuação independente, imparcial e confidencial. Os estudantes podem, individual ou coletivamente, apresentar ao provedor queixas relacionadas com a ação ou omissão dos órgãos, serviços e agentes da Universidade e das suas Unidades Orgânicas, bem como formular sugestões, nomeadamente sobre questões pedagógicas ou relativas à ação social.

A ação do Provedor tem registado um aumento significativo desde que a figura foi criada, em 2002. Só entre abril de 2012 a março de 2103, o Provedor do Estudante recebeu 99 reuniões com estudantes, tendo criado cerca de uma centena e meia de processos para resolução de casos de natureza muito diversa, tais como (por exemplo), a inclusão de estágios curriculares no suplemento ao diploma, a prioridade dos estudantes com estatuto de trabalhador-estudante na escolha de horários escolares na FEUP ou ainda na recomendação de uma fórmula de seriação de candidaturas à mobilidade.

Qualquer estudante que pretenda entrar em contacto com o Provedor do Estudante da U.Porto poderá fazê-lo através do e-mail [email protected]. Este contacto pode ser também feito de forma presencial, marcando para tal, uma visita no Calendário do Provedor de Estudante.

Sobre o Provedor do Estudante

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela FEUP em 1972,  Fernando Nunes Ferreira iniciou a actividade de docente nesse mesmo ano. Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, é Professor Catedrático da FEUP desde 1993. Com uma vasta experiência em cargos de gestão dentro da faculdade – tendo sido, entre outros cargos, presidente do Departamento de Engenharia Electrotécnica de Computadores (DEEC/FEUP) e diretor do Centro de Computação – é atualmente Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia Informática. Coordenou ainda vários projectos nacionais e internacionais relacionados com a Computação Gráfica e foi supervisor de estudantes de pós-graduação (doutoramento e mestrado), na FEUP.