24330_1264780257139_4769862_n

Especialista no domínio da Ciência da Informação, Fernanda Ribeiro foi uma das impulsionadora da criação da licenciatura em CI lecionada pela FLUP e pela FEUP.

O Conselho de Representantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) elegeu, no passado dia 1 de outubro, Fernanda Ribeiro, como a nova Diretora da FLUP.

Licenciada em História pela FLUP e detentora do curso de Bibliotecário-Arquivista pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Fernanda Ribeiro fez o seu doutoramento na FLUP em 1999, com a tese “O Acesso à Informação nos Arquivos”.

Tem desenvolvido todo o seu percurso académico e científico no domínio da Ciência da Informação, tendo sido  impulsionadora da criação, no ano letivo 2001/2002, da licenciatura em CI, lecionada pela FLUP, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

É Professora Catedrática e foi Presidente do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação; Diretora da licenciatura em Ciência da Informação e do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais; e coordenadora científica do centro de investigação CETAC.MEDIA. Dedica-se à investigação académica focada nas problemáticas da organização e da representação da informação, acesso e recuperação, especialmente em arquivos, e nas questões teóricas e metodológicas da Ciência da Informação, bem como na formação profissional nesta área.

“Enfrentar desafios com o olhar no futuro” é o nome do programa de ação que orientará o seu mandato no período de 2014-2018 e que pode ser consultado aqui. A tomada de posse está marcada para segunda-feira, dia 6 de outubro, às 9h00, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto.