O workshop vai decorrer no Edifício das Pós-Graduações da Faculdade de Economia da U.Porto.

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) acolhe na sexta-feira, 4 de maio, às 14h30, no Auditório 631 (Edifício das Pós-Graduações), o workshop ‘É capaz de resolver desafios de negócio através de Blockchain?’, uma iniciativa da Aliança Portuguesa de Blockchain, da qual a FEP é membro.

Numa sessão especialmente destinada a estudantes que procuram conhecer o Blockchain e testar novas aplicações, startups que procuram desenvolver o seu negócio através da tecnologia e empresas que querem adotar Blockchain, serão apresentados a Aliança e os desafios aos quais os interessados nesta tecnologia poderão responder com as suas ideias.

Os Blockchain  Challenges são desafios criativos e tecnológicos orientados para vários setores económicos. O Blockchain pode, por exemplo, ajudar a prevenir fraude, facilitar os pagamentos transfronteiriços, ajudar na gestão da identificação online, ou no processamento de registos médicos, entre muitas outras possíveis aplicações.

Os desafios vão abordar várias áreas, nomeadamente a Modernização Administrativa, Interoperabilidade de Blockchains, Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Mobilidade, Banca, Serviços de Pagamento, Retalho, Gestão Energética, entre outros.

A integração da FEP na Aliança Portuguesa de Blockchain resultou de um protocolo de colaboração assinado com a CIONET Portugal e tem por objetivo desenvolver um ecossistema que reúne empresas, academia e entidades governamentais de forma a promover o conhecimento em Blockchain junto do sistema empresarial português.

A Aliança pretende fazer com que os intervenientes da economia portuguesa estejam preparados da melhor forma possível para a revolução que esta tecnologia trará, bem como estimular o desenvolvimento de soluções baseadas em Blockchain de origem nacional.

Com a participação na Aliança Portuguesa de Blockchain, a FEP fará parte de um dos mais alargados movimentos nacionais relacionados com este paradigma tecnológico. Neste âmbito, haverá um roadshow académico que terá uma série de workshops em várias instituições de ensino superior, dentre as quais a FEP.

A entrada no workshop é livre, mas sujeita a inscrição prévia através do email [email protected].

O programa completo da sessão e informações complementares sobre o evento podem ser consultados aqui.