Manuel Duarte Baganha

Manuel Duarte Baganha foi professor da Faculdade de Economia durante mais de 30 anos (1961-1993). (Foto: DR)

Qual o perfil desejável do contabilista do séc. XXI? O que há a mudar? O que se espera das instituições de ensino superior na formação dos futuros revisores oficiais de contas? Estas são algumas das questões que estarão em debate esta sexta-feira, dia 27 de novembro, no Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), palco de duas mesas redondas inseridas na homenagem a Manuel Duarte Baganha, Figura Eminente da U.Porto 2015.

Integradas num conjunto mais vasto de iniciativas que pretende dar conta da vida e obra de Manuel Duarte Baganha, professor histórico da FEP, estas mesas redondas vão debater questões fundamentais sobre a revisão oficial de contas e os seus praticantes, assim como questões fundamentais sobre o perfil e a imagem do Contabilista no atual contexto económico e social português.

A primeira mesa redonda, subordinada ao tema “Os desafios da revisão oficial de contas”, terá lugar entre as 14h30 e as 16h30 e vai ser moderada por Luís Miranda Rocha, docente da FEP. O leque de participantes inclui o Bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, José Azevedo Rodrigues, Hernâni Olímpio Carqueja (Revisor Oficial de Contas nº 1), José Rodrigues de Jesus (Vice-Presidente da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e membro do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística), Miguel Marques (PwC Portugal), Nuno Figueiredo (Deloitte Portugal), Rui Vieira (Ernst & Young Portugal) e Vítor Ribeirinho (KPMG Portugal).

A segunda mesa redonda, subordinada ao tema “Os desafios da Contabilidade”, terá lugar entre as 17h00 e as 19h00. A sessão vai ser moderada por José António Moreira (FEP) e contará com a participação de Joaquim Barreiros, Samuel Pereira e Vasco Viana (docentes da FEP), José Alberto Pinheiro Pinto (membro do Conselho Superior da Ordem dos Contabilistas Certificados), Leonor Fernandes Ferreira e Maria João Major (Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa), Lúcia Lima Rodrigues (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho), Luísa Anacoreta Correia (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Porto).

Sobre Manuel Duarte Baganha

Natural do Porto, Manuel Duarte Baganha (1922-2004) frequentou a primeira licenciatura ministrada pela Faculdade de Economia da U.Porto entre 1953 (ano da criação da faculdade) e 1958. Começava aí uma ligação à Universidade que se reforçaria a partir de 1961, quando integrou o corpo docente da FEP. Até à sua jubilação, em 1993, integrou a Comissão de Reestruturação da Licenciatura em Economia (1977-1978), foi Presidente do Conselho Diretivo (1985-1993), desenvolveu importantes trabalhos de investigação nos domínios da Contabilidade de Custos, Gestão de Empresas e de Cálculo de Custos e, sobretudo, influenciou decisivamente a formação de várias gerações de economistas e empresários.

Mais informações aqui ou através do e-mail [email protected].