Final do concurso vai juntar os oito estudantes que melhor responderem a questões de 10 categorias diferentes. (Foto: FEP)

Dominam como poucos os conceitos da macroeconomia e da microeconomia, dos mercados primários, secundários e até os futuros. Mas o que sabem os estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) sobre temas ligados às artes, geografia, ou desporto? É isso que vai ser testado no Desafio Final, um concurso de cultura geral que irá testar os conhecimentos dos futuros economistas e gestores da FEP.

Resultado de uma parceria entre o EXUP – Experience Upgrade Programe e da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), este concurso nasce com o objetivo de “combater o estigma, criado por vídeos e notícias, de que os estudantes universitários têm falta de cultura”. Em vez disso, “queremos mostrar precisamente o contrário: que há muito potencial nos jovens universitários e os estudantes da FEP são disso exemplo”, refere José Carlos Sousa, coordenador do EXUP.

No decorrer do concurso, os concorrentes serão desafiados a responder a questões de 10 categorias diferentes: Música, História, Cinema/TV, Literatura, Personalidades, Economia, Geografia, Saber Popular, Desporto e Mistério. Os oito melhores, os quais serão apurados com base num pré-teste de escolha múltipla, marcarão presença na final do concurso, agendada para dia 26 de novembro, pelas 20h30, no Salão Nobre da FEP.

Nesta sessão final, os concorrentes serão agrupados em duplas que competirão para chegar à última fase, na qual a dupla é divida, ficando os respetivos concorrentes frente-a-frente para se eleger o vencedor.

Além do mérito de ser distinguido como o FEPiano mais culto, o vencedor do Desafio Final terá direito a uma estadia de uma noite, para duas pessoas, no Douro Palace Hotel Resort & Spa.