Numa época em que os bancos e, em particular, o Direito bancário assumem uma importância vital no funcionamento das sociedades, a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) vai reunir, no próximo dia 5 de julho, um conjunto de especialistas mundiais para um debate em torno dos desafios mais recentes que se colocam a todos os que lidam com o Direito e a Banca.

Organizada pelos docentes da FDUP Miguel Pestana de Vasconcelos, Mariana Fontes da Costa e Inês Neves, a conferência internacional “Direito Bancário, Sistema Financeiro e Fintech / “Banking Law, Financial System and Fintech”  contará com a presença do alemão Klaus J. Hopt –  professor emérito do Max Planck Institute for Comparative and International Private Law e considerado um dos mais reputados especialistas mundiais na temática do Direito Bancário -, que proferirá a primeira intervenção do dia, sobre o tema “Bank Governance”.

O primeiro painel dos três painéis que integram o programa conta ainda com a participação de professores das universidades do Porto e de Barcelona, e do Banco de Portugal.

Segue-se um conjunto de outras intervenções, de académicos, reguladores, agentes económicos, advogados e juristas. Em debate estarão temas como a governança bancária, a matéria das garantias financeiras, o binómio estabilidade/transparência, passando pelo tratamento de novos aspetos ligados ao financiamento no setor imobiliário e à responsabilidade dos intermediários financeiros, até aos novos temas dos criptoativos e inteligência artificial.

O evento conta com o apoio da Fundação Engenheiro António de Almeida, do Banco Carregosa, e das Sociedades de Advogados Miguel Veiga, Neiva Santos e Associados e José Pedro Aguiar Branco, Associados.

As inscrições são gratuitas e pode ser feitas aqui.

Mais informações aqui.