No ano em qeu celebra 150 anos, a Tabela Periódica será a “protagonista” do encontro anual da SPQ. (Foto: DR)

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai receber, de 24 a 26 de julho, o XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). O evento, que se insere no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica (AITP), tem como tema “150 anos para 118 elementos – A Tabela Periódica”.

“O programa foi composto de modo a integrar 48 comunicações orais e a exibição de 290 painéis que refletem a diferentes contribuições da investigação em Química feita em Portugal, bem como os principais desafios desta ciência que festeja este ano os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”, explica Victor Freitas, docente da FCUP e organizador da iniciativa.

Todas estas contribuições, entre as quais se encontram as resultantes do trabalho de vários investigadores e docentes da FCUP, estão agrupadas em torno de três temas agregadores: A Tabela Periódica e os Elementos da Vida (saúde, alimentação e ambiente); A Tabela Periódica Luminescente (materiais, energia e nanotecnologia); A Tabela Periódica na Sala de Aula (comunicação, cultura e ensino).

Dos vários momentos que integram o programa do encontro, Victor Freitas destaca ainda a leitura encenada de alguns excertos do livro “O Bairro da Tabela Periódica” [do também docente da FCUP João Monte], cujo lançamento ocorreu sob a égide da Universidade do Porto e da SPQ. ”

O evento contará com a presença do Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, do Presidente da SPQ, Artur Silva, do Presidente da Comissão Executiva e CEO dos CTT (Philatelic Issuance of the International Year of the Periodic Table: 1st Day Stamp), João Bento, do Diretor de Filatelia dos CTT, Raúl Moreira, e do Comissário Nacional para o AITP, José Ferreira Gomes.

spq