Zita Martins

Zita Martins (Foto: DR)

A astrobióloga Zita Martins, investigadora no Imperial College London e Research Fellow da Royal Society, vai estar no próximo dia 18 de novembro, quarta-feira, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), onde dará uma palestra intitulada “Astrobiology: origin and detection of life in our solar system”.

Licenciada e mestre em Química pelo Instituto Superior Técnico e doutorada em Astrobiologia pela Universidade de Leiden (Holanda), Zita Martins tem desenvolvido a sua carreira científica no Reino Unido, e mais concretamente no Imperial College London, onde trabalha como investigadora independente desde 2007.  Grande parte do seu trabalho tem-se centrado no estudo das moléculas orgânicas existentes nos meteoritos e na procura de pistas sobre as origens da vida na Terra, interesse que já a levou a participar em várias missões da Agência Espacial Europeia (ESA) e da NASA (onde trabalhou como cientista convidada).

Entre as missões em que participou destaca-se a ExoMars, uma missão da ESA que se propõe a lançar, em 2018, um veículo (rover) para Marte, onde terá como objetivo procurar a existência de vida no “planeta vermelho”.

Em 2013, Zita Martins foi uma das individualidades escolhidas pela BBC para falar de ciência no âmbito do programa “BBC’s Expert Women”. Já em 2015, foi condecorada pelo Presidente da República com a Ordem de Sant’Iago da Espada (Oficial) pelo seu contributo e trabalho em prol da investigação e divulgação da ciência.

A conferência da investigadora portuguesa marca o arranque do ciclo “CiÊNCiAS E iNOVAÇÃO” promovido pela FCUP.  Através desta iniciativa pretende-se “mostrar e debater Ciência de forma acessível e apelativa, evidenciando a sua relevância na compreensão dos grandes temas da atualidade, fundamentais para o exercício de uma cidadania plena”, destaca a organização.

Com entrada livre, a conferência de Zita Martins tem início às 14h30, no Auditório Ferreira da Silva, localizado no Edifício do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

Mais informações aqui.