Atelier combinou um ciclo de conferências e um exercício de projeto aplicado a uma bacia hidrográfica local.

Isabel Martinho da Silva, Paulo Farinha Marques, Cláudia Fernandes e José Lameiras, todos eles docentes de Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da U.Porto  (FCUP), estiveram no início de maio na Universidade de Monterrey, no Mexico, para ali lecionar um atelier de arquitetura paisagista.

Realizado de 5 a 9 de maio no recém inaugurado Centro Roberto Garza Sada – Gate of Creation, este atelier – intitulado “Taller de Arquitetura del Paisage – El modelo sustentable europeo” – funcionou nos moldes de um workshop. Ao longo de cinco dias,  os participantes puderam combinar um programa de conferências com um exercício de projeto aplicado a uma bacia hidrográfica local.

Os docentes da U.Porto foram também convidados para proferir duas conferências no âmbito da disciplina “Taller de Arquitetura Integrale”.

Fundada em 1956, por um grupo de religiosos, a Universidade de Monterrey (UDEM) é uma das mais prestigiadas instituições de Ensino Superior mexicanas. Com mais de 12 mil alunos, a UDEM oferece cerca de uma centena de cursos nos vários ciclos de ensino e áreas do conhecimento, destacando-se ainda, ao nível da cooperação internacional, pela colaboração regular com universidades de todo o mundo nos campos do ensino, investigação e mobilidade estudantil.