Efeméride assinala os 150 anos da formação inicial da tabela periódica, pelo russo Dmitri Mendeleiev.

Comemora-se em 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, 150 anos depois da sua formação inicial pelo físico russo Dmitri Mendeleiev. Para assinalar esta efeméride decretada pela UNESCO, a Faculdade de Ciências (FCUP) e a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) associaram-se ao Instituto de Engenharia do Porto (ISEP) para promover e participar num conjunto de atividades comemorativas sob chancela da Sociedade Portuguesa de Química.

A primeira ação, que marca a abertura oficial internacional das comemorações, decorre já esta terça-feira, dia 29 de janeiro, às 10h00, com a “construção” de uma “Tabela Periódica Humana” na Praça Almeida Garrett, em frente à Câmara Municipal do Porto. A iniciativa, que contará com a participação de cerca de 1200 alunos de várias escolas da região do Porto e de elementos da comunidade académica das três instituições envolvidas, tem como objetivo sensibilizar os jovens (ensino básico e secundário) e o público em geral para a importância deste ícone da Química.

Para celebrar a tabela periódica e estimular a criatividade, os departamentos de Química e Bioquímica (DQB) da FCUP e de Engenharia Química da FEUP organizam também, conjuntamente com o ISEP, um concurso/exposição de trabalhos de qualquer tipo de expressão artística como pintura, escultura, fotografia, instalação, multimédia, etc. O concurso, com candidaturas abertas até 31 de março de 2019, é de participação gratuita e aberto ao público em geral.

Entre as atividades a decorrer no campus da Faculdade de Ciências da U.Porto incluem-se ainda a exposição de uma tabela periódica XXL no DQB. Para o próximo dia 30 de janeiro, quarta-feira, está já marcada a palestra “150 anos de química para o mundo: a tabela periódica, a ciência, a cultura e outras (muitas) perguntas…”, com o docente do departamento de Química e Bioquímica da FCUP, João Paiva. Este evento é de entrada livre e está agendado para as 15h00 no Auditório Ferreira da Silva.

Ao longo do ano serão realizadas várias iniciativas a nível nacional e local que serão anunciadas numa página dedicada ao Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Todas as atividades contam com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, que criou uma Comissão Nacional específica para as celebrações, presidida por José Alberto Ferreira Gomes, Professor Emérito da FCUP-DQB.