A Praça Gomes Teixeira será o palco deste Concerto comemorativo do Ano Internacional da Tabela Periódica.

No âmbito das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica, a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), juntamente com o Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (ISEP), organizaram um espetáculo musical a realizar na Praça Gomes Teixeira, em frente à Reitoria da U.Porto, às 17 horas do dia 30 de abril.

A Sociedade Portuguesa de Química decidiu celebrar abril como o “Mês dos Metais”. No Porto, a FEUP, a FCUP e o ISEP convidaram o grupo Vento do Norte, um grupo de jovens músicos saxofonistas da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do IPP.

O grupo foi formado em 2005 por Henk van Twillert com os alunos da sua classe de saxofone. A música do Vento do Norte propõe “uma visão moderna da música de câmara.”

O grupo de saxofones Vento do Norte será o protagonista deste concerto.

Este evento enquadra-se num programa de eventos musicais organizados em vários pontos do país, para marcar a efeméride. Recorde-se que, ainda na agenda das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica, a FCUP já participou na construção de uma tabela periódica humana, associou-se a um pequeno-almoço global de mulheres, e está também prevista para este ano a apresentação ao público de uma peça de teatro sobre o tema, da autoria de um docente da faculdade.

Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Porto. Mais informações aqui.