luz

O “Ano Internacional da Luz” foi instituído pelas Nações Unidas em 2013. (Foto: DR)

Departamento de Física e Astronomia e o Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em parceria com a delegação do Norte da Sociedade Portuguesa de Física, vão organizar até final de 2015 um ciclo de palestras comemorativo do “Ano Internacional da Luz”.

As palestras vão decorrer de 18 de abril a 21 de novembro de 2015, na Biblioteca Almeida Garrett, e na Biblioteca Municipal do Porto.  Na sessão inaugural, “A Luz e a Literatura” será o mote da intervenção do escritor Mário Cláudio. Seguem-se mais cinco palestras (quatro das quais lideradas por professores da FCUP) sobre temas como “ História da investigação sobre a Luz”, “ A cor das plantas e dos alimentos”, “A luz dos Novos Mundos”, ” Acreditar para Ver: Luz e Imagem na Investigação na Investigação Aplicada em Ciências da Visão” e “ Luz: sonda do espaço-tempo”

Todas as conferências têm início às 17h00 e são abertas ao público em geral.O programa pode ser consultado aqui.

Anunciado em 2013, na 68.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o “Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz” é uma iniciativa mundial que tem como objetivo salientar a importância da luz no quotidiano, em domínios tão alargados como a energia, a educação, a agricultura, a comunicação e a saúde. Pretende-se ao mesmo tempo sensibilizar a população para o papel da luz e das tecnologias óticas no desenvolvimento sustentável da sociedade, fornecendo soluções para os desafios mundiais em diferentes áreas.

A iniciativa será comemorada por todo o mundo, num movimento que junta à UNESCO um grande número de organismos científicos. Entre eles incluem-se instituições de ensino, mas também sociedades e associações científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado.