fcup_300x200

O protocolo de cooperação entre a FCUP e o LPC-PJ foi assinado no dia 17 de maio.

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (LPC-PJ) formalizaram um protocolo de cooperação na área da investigação forense que prevê, entre outras coisas, o envolvimento de estudantes e professores da FCUP na validação de análises policiais.

Assinado esta terça-feira, dia 17 de maio, o protocolo entre as duas instituições abrange os domínios das tecnologias de base geológica, mas também as áreas da química, física, biológica, bioquímica, ciências de computação, escritas manuais e exame de documentos. A colaboração traduz-se essencialmente em atividades de investigação, formação avançada, estágios curriculares e não curriculares e participação em candidaturas conjuntas a programas de financiamento europeus.

Através desta parceria, o LPC-PJ compromete-se a analisar com a FCUP a forma de implementar tecnologicamente novas metodologias analíticas, procurando maximizar as capacidades de investigação e desenvolvimento tecnológico da faculdade. Já a Faculdade de Ciências, que já prestava serviços aos tribunais no apoio a perícias forenses, vai disponibilizar docentes e investigadores qualificados para o apoio à realização de perícias, bem como validar cientificamente documentos de forte conteúdo técnico-científico.

A Polícia Científica da PJ passa também a ter um papel importante na formação académica ministrada pela FCUP, dando acesso aos estudantes de mestrado e doutoramento da faculdade a problemas reais da investigação forense.