José Sebastião e Silva

José Sebastião e Silva (Foto: DR)

A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) associou-se à comemoração do centenário do nascimento de José Sebastião e Silva, preparando um percurso documental que integra a exposição itinerante “José Sebastião e Silva (1914-1972): O Cientista e o Professor” da Universidade de Lisboa/SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática) e uma seleção de livros da sua biblioteca pessoal.

Com entrada livre, a exposição vai estar patente na Biblioteca da FCUP de 27 de abril a 20 de maio. A inaugurada oficial está marcada para dia 8 de maio, pelas 16h30. Depois deste momento inaugural, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h30.

Sobre José Sebastião e Silva

Investigador e professor de excelência, autor de notáveis trabalhos científicos que contribuíram para novas linhas de estudo e de investigação, José Sebastião e Silva (1914-1972) foi um dos matemáticos portugueses de maior projeção internacional. O papel inovador e determinante que desempenhou no ensino da Matemática em Portugal e em língua portuguesa traduz-se nas reformas que protagonizou, nos pareceres que emitiu sobre os vários níveis de ensino, do primário ao superior, nos textos de referência que escreveu, no seu envolvimento na formação de professores e nos discípulos que deixou.

Em 1973 , após o seu falecimento, a FCUP adquiriu mais de 500 títulos da sua biblioteca pessoal. A sua riqueza e transversalidade em relação a várias áreas do conhecimento ajudam a conhecer melhor Sebastião e Silva como matemático e como professor.

Mais informações aqui.