Unir os países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina em todos eles e aprofundar a cooperação nesta área. São estes os grandes objetivos das Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que este ano decorrem no Porto, de 23 a 30 de julho, fruto de uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Depois dos resultados brilhantes obtidos pela equipa portuguesa no ano passado, o nosso país é agora o anfitrião da sétima edição da competição. Para o efeito, foram convidados a participar dezenas de jovens talentos da matemáticos provenientes dos nove países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

As provas terão lugar nos dias 26 e 27 de julho. Antes, os estudantes terão a oportunidade de frequentar três cursos breves de Matemática. Os resultados serão conhecidos na cerimónia de encerramento, agendada para o dia 29 de julho.

Esta é a segunda vez que Portugal acolhe as Olimpíadas da CPLP, tendo sido a primeira em 2011, em Coimbra, o primeiro ano em que se realizou a competição. O evento deste ano conta ainda com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Mais informações em https://www.fc.up.pt/olimpcplp2017/.