FCNAUP assinala o Dia da Alimentação com uma sessão dedicada à investigação. (Foto: U.Porto)

Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) vai assinalar esta terça-feira, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, com uma sessão sobre o tema “Investigar na FCNAUP”. A sessão, aberta a todos os interessados, tem início às 14h30, na Biblioteca Almeida Garrett (junto ao Palácio de Cristal) e servirá para dar a conhecer alguns dos principais projetos de investigação em que a faculdade vem estando envolvida.

É com a moderação de Vasco Ribeiro, professor da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), e Susana Barros, da EEA Grants, que começa a apresentação dos projetos “Nutriciência” e “Pronutrisenior”. O primeiro, coordenado por José Azevedo (FLUP) e vencedor do Prémio Educação Alimentar da 8.ª edição do Food & Nutrition Awards, trata-se de um projeto de literacia nutricional que já envolveu cerca de 2500 crianças e 2000 famílias de todo o país. Já o projeto “Pronutrisenior”, coordenado por Maria Daniel Vaz de Almeida (FCNAUP), foca-se no estudo da alimentação da população idosa e na promoção de um estilo de vida saudável.

A sessão prossegue depois com a apresentação do Nutrition Up 65, um projeto coordenado por Teresa Amaral (FCNAUP), que se tem debruçado sobre o estado nutricional, especificamente sobre a desnutrição, obesidade, sarcopenia, vitamina D e hidratação dos idosos portugueses. Para o final está reservada a apresentação do IAN-AF – Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, um projeto que visa monitorizar consumos e comportamentos alimentares (incluindo dimensões nutricionais, de segurança e insegurança alimentar) e de atividade física.

A abertura da sessão estará a cargo do diretor da FCNAUP, Pedro Moreira. Já a intervenção de encerramento caberá a Pedro Graça, Professor Associado, membro do Conselho Executivo da FCNAUP e Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

O programa completo da sessão pode ser consultado aqui.