Ao fim de quase quatro décadas, a FCNAUP continua a ser uma referência nacional e internacional no ensino e investigação na área das Ciências da Nutrição e Alimentação.

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) comemora esta sexta-feira, 31 de maio, 37 anos de vida, numa sessão que terá como palco as futuras instalações da faculdade, no Largo Professor Abel Salazar nº. 2 (antigas instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar).

As celebrações do Dia da FCNAUP têm início às 14h30, com a Alocução inaugural de Maria Daniel Vaz de Almeida, diretora da faculdade. Do programa da “festa” que vai reunir toda a comunidade académica ao longo da tarde, destacam-se ainda duas conferências protagonizadas por Helena Ávila (Presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas) e José Martins Ferreira (professor e investigador da FEUP) e que levarão a debate temas relacionados, respetivamente, com o papel dos dos nutricionistas na atualidade e o impacto das novas tecnologias no ensino. A Alocução de Encerramento ficará a cargo do Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos.

A entrega das insígnias e diplomas aos novos doutorados e mestres da faculdade; a entrega da Bolsa de Mérito a estudantes e vários momentos musicais completam as celebrações do Dia da FCNAUP.

Constituída em 1996, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação só assumiu a designação actual em 1999, tornando-se então na “benjamim” das 14 unidades orgânicas da U.Porto, e única faculdade pública portuguesa a conferir o grau de licenciado em Ciências da Nutrição. Nos seus 37 anos de existência, a FCNAUP afirmou-se pela formação de excelência – reconhecida nacional e internacionalmente – que oferece nos diferentes ciclos de ensino na área das Ciências da Nutrição e Alimentação, bem como pelo trabalho científico que desenvolve neste campo do conhecimento. A Faculdade tem-se também destacado pelos serviços prestados à comunidade em prol da promoção de uma alimentação saudável entre a população portuguesa.

Sobre as futuras instalações da FCNAUP

O edifício que passará a acolher as instalações da FCNAUP ocupa um lugar de referência no património da U.Porto. Inaugurado em 1935, no âmbito do alargamento do antigo edifício da Escola Médico Cirúrgica (1883-1911) e da Faculdade de Medicina (desde 1911), acolheu, ao longo das últimas décadas, as atividades das faculdades de Ciências, Engenharia, Medicina e Letras da U.Porto, diversos serviços da FCUP e da FEUP, bem como a sede do Orfeão Universitário do Porto (OUP). Entre 1976 e 2012, foi a “casa” do ICBAS.