leguminosas

Iniciativa visa sensibilizar a população para os benefícios nutricionais do consumo de leguminosas. (Foto: DR)

A Faculdade de Farmácia (FFUP) e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) da Universidade do Porto, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), promovem no próximo dia 30 de setembro um seminário sobre “Leguminosas no Prato”, que irá reunir no ISEP especialistas de várias instituições.

Esta iniciativa enquadra-se no AIL 2016, Ano Internacional das Leguminosas que foi declarado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e que visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais do consumo de leguminosas.

Existe uma grande diversidade de leguminosas que são usadas desde a antiguidade na alimentação mediterrânica e que apresentam elevado valor nutricional, devido ao teor em proteína, composição em hidratos de carbono, fibra, vitaminas e minerais, associado ao reduzido teor em gordura saturada. Aos participantes do seminário caberá refletir sobre a contribuição que estes alimentos podem ter na prevenção e controle de doenças crónicas, como a diabetes, doenças cardiovasculares, cancro e obesidade.

A par do Seminário, a FFUP, a FCNAUP e o ISEP promovem também um concurso gastronómico dirigido a estudantes do ensino superior, profissionais do setor agro-alimentar, associações de produtores, investigadores, docentes e público em geral. As candidaturas terminam a 15 de setembro.

Mais informações aqui.