Sessão  assinala o aniversário do bacharelato em Nutricionismo da Universidade do Porto, criado em 1976. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) comemora o seu 42.º aniversário já no próximo dia 29 de maio. A cerimónia do Dia da FCNAUP 2018 tem início às 15h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, e terá como orador convidado o arquiteto João Ferreira, que irá falar sobre as novas instalações da FCNAUP.

Licenciado e doutorado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP) e mestre em Construção de Edifícios pela Faculdade de Engenharia (FEUP), João Ferreira é o responsável pelo projeto da nova “casa” FCNAUP, que ficará localizada no edifício que foi ocupado até 2016, pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).  No dia de aniversário da faculdade, o arquiteto terá a oportunidade de desvendar um pouco sobre as futuras instalações da mais jovem faculdade da Universidade, numa alocução intitulada “Novas instalações da FCNAUP, do espaço ao lugar”.

As novas instalações da FCNAUP, ficarão localizadasno edifício que foi ocupado até 2016, pelo IBMC.

A sessão contará ainda com as intervenções de Pedro Moreira, diretor da FCNAUP, Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP e Marta Azevedo, representante dos funcionários não docentes da faculdade, e do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, a quem caberá encerrar a sessão. O momento musical fica a cargo da Tuna Académica Feminina de Nutrição da U.Porto (TAFNUP).

Além dos discursos, o programa cerimónia incluirá ainda  a entrega das insígnias aos doutorados da FCNAUP e de vários prémios aos membros da faculdade. O Prémio Doutor Emílio Peres vai ser atribuído ao estudante com a média (ponderada conforme ECTS) mais elevada das unidades curriculares Nutrição Humana, Composição Nutricional de Alimentos e Alimentação Humana. Já o Prémio Doutor Norberto Teixeira dos Santos vai premiar o estudante com maior média final da Licenciatura em Ciências da Nutrição. Vão ser também atribuídas bolsas de mérito.

O Dia da FCNAUP assinala as comemorações do aniversário do bacharelato em Nutricionismo da Universidade do Porto, criado em 1976. A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação só viria a ser oficialmente constituída em julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (a atual designação data de 1999).

A entrada é livre, mas sujeita a confirmação de presença.