A equipa FC Portugal vai participar no Festival Nacional de Robótica, em maio e no Campeonato Mundial no Brasil, em julho (foto: PC Guia)

A equipa FC Portugal 3D, projeto conjunto da Universidade do Porto e das suas congéneres de Aveiro e do Minho, venceu, pela terceira vez consecutiva, o RoboCup German Open 2014, uma competição equivalente a um Campeonato Europeu de Futebol Robótico, integrada na liga de Futebol Robótico Simulado 3D. O RoboCup German Open 2014 decorreu de 3 e 5 de abril, em Magdeburgo, Alemanha.

Nos 14 jogos disputados, os robôs portugueses conseguiram 12 vitórias e dois empates e conseguiram marcar 83 golos sem sofrer nenhum. Para chegar ao título, a FC Portugal 3D deixou pelo caminho a equipa Photon (Rússia) na meia-final e bateu os alemãos da  magmaOffenburg no jogo decisivo.

A Liga de Simulação 3D consiste numa competição em que, através de um simulador, duas equipas de 11 robôs humanoides virtuais jogam futebol. Os robôs simulados são totalmente autónomos durante os jogos, não havendo qualquer intervenção humana após a partida iniciar. A liga desafia os investigadores a encontrar a melhor forma de movimentar um robô humanóide de forma estável e a criarem metodologias de coordenação de equipas de robôs como formações, trocas de posições, táticas ou jogadas estudadas.

A equipa FC Portugal prepara-se agora para participar no Festival Nacional de Robótica, que decorre em Espinho de 14 a 18 de maio, e no Campeonato Mundial no Brasil, de 19 a 25 de julho de 2014.

O projeto FC Portugal foi financiado em vários momentos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e conta com o apoio do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência dos Computadores (LIACC) da FEUP, da Universidade de Aveiro, através do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) e do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

Mais informações aqui.