Obras em exposição exploram o cruzamento do universo da Gravura com áreas como a Fotografia, a Cerâmica, o Vidro, ou a impressão em 3D.

São artistas profissionais no campo da Gravura, chegam de todos os cantos do mundo e, durante alguns meses, encontraram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)  para explorar e criar obras artísticas a partir de diversas tecnologias da impressão. O resultado final cumpre-se agora em “Pure Print – Gravura Clássica na Arte Atual”, exposição que inaugura no próximo dia 28 de novembro, no Museu da FBAUP.

Ponto culminante do projeto internacional PURE PRINT – Classical Printmaking in Contemporary Art, esta mostra sintetiza e apresenta uma seleção do trabalho desenvolvido desde meados de setembro, no âmbito das oficinas de impressão, conversas,  demonstrações técnicas e workshops que levaram à FBAUP alguns dos mais conceituados artistas, profissionais, académicos na área da Gravura da atualidade. Tudo isto num “laboratório tecnológico”  que “convida o espetador a explorar os novos horizontes de criação no exercício prático da Gravura, a partir de universos criativos distintos”.

Entre os artistas que vão “estar” na FBAUP destacam-se os nomes de Sean Caufield, Andrew Folan, Vanessa Cutler, Aleksandra Janik, Akiko Taniguchi entre outros, de diferentes nacionalidades, como o Canadá, a Irlanda, o Reino Unido, a Polónia, ou o Japão. Através deste diferentes contributos, procura-se então “proporcionar o confronto do espectador perante a extensão das vertentes da Gravura na atualidade, dos seus purismos tecnológicos, e dos seus incontornáveis cruzamentos disciplinares; especificamente, a Fotografia, a Cerâmica, o Vidro, e ainda a impressão em 3D”.

A inauguração de “Pure Print – Gravura Clássica na Arte Atual” está marcada para as pelas 17h30 e será assinalada com a instalação de uma obra em exposição, da autoria de Sean Caulfield, que em tom exemplificativo, propõe uma demonstração técnica sobre colagem de um xilogravura de grande formato.

Após este momento inaugural, a exposição ficará patente até 20 de dezembro de 2013, no Museu da FBAUP  (Avenida Rodrigues de Freitas, 265, Porto), podendo ser visitada de segunda-a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A entrada é livre.

Mais informações aqui.