Biblioteca FBAUP

A Biblioteca Particular do Arquiteto Nunes de Almeida encontra-se disponível em livre acesso para os utilizadores da Biblioteca da FBAUP. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

São cerca de 5000 títulos, de entre os quais se destacam uma coleção ímpar de literatura portuguesa e inglesa e uma significativa coleção de arte. Esta é apenas parte do espólio que integra a biblioteca doada por Manuel Nunes de Almeida à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), conforme vontade expressa pelo arquiteto portuense, falecido em 2014.

Inaugurada no passado dia 18 de setembro, durante a Sessão Solene do Dia da FBAUP, e integrada no espólio bibliográfico da Biblioteca da FBAUP, a Biblioteca Particular do Arquiteto Nunes de Almeida cumpre assim um desejo do arquiteto, que reconheceu desta forma  mais de uma década de ligação à Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP), antecessora da atual FBAUP.

Manuel Carlos Duarte Nunes de Almeida nasceu no Porto (freguesia do Bonfim) a 9 de dezembro de 1924. Em 1945, é admitido no Curso Especial de Arquitetura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto [ESBAP], que virá a concluir em 1951. Nesse mesmo ano, inscreve-se no Curso Superior de Arquitectura, que termina em 1953. Em março de 1958 obtém o Diploma de Arquiteto com a classificação de 19 valores, já depois de ter estagiado no escritório profissional de Eugénio Gouveia Alves de Sousa e de João Alexandre Cabral Archer de Carvalho, ambos arquitetos diplomados pela ESBAP.

Durante os anos 60, foi chamado a fazer parte do Júri para a seleção de exposições na Cooperativa ÁRVORE e posteriormente, entre 1991 e 1992, colaborou com a Fundação de Serralves, integrando a Comissão para aquisição do acervo do Museu de Arte Contemporânea entre 1993 e 1998. Da sua obra arquitectónicadestacam-se a Capela, as casas dos engenheiros, o centro comercial e a escola de Picote.  Em 2010, recebeu o Estatuto de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos.

Faleceu no Porto, a 30 de maio de 2014, aos 90 anos de idade.

A Biblioteca Particular do Arquiteto Nunes de Almeida encontra-se disponível em livre acesso para os utilizadores da Biblioteca da FBAUP. Até 8 de outubro, estará ainda patente nos espaços da Biblioteca uma mostra sobre o percurso académico do arquiteto.