Paralelamente aos dois dias de conferências decorrerá um programa de workshops dedicados a estudantes de arquitetura e aos mais novos (Foto: DR)

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai receber a partir do dia 12 de maio um encontro internacional de dois dias sobre Dispositivos e Espaços Educacionais em Arquitetura, intituladoLudic Architecture.

O IV Encontro Internacional sobre Dispositivos e Espaços Educacionais em Arquitetura estrutura-se a partir de dois grandes blocos temáticos que articulam Educação e Arquitetura: os dispositivos didáticos e os espaços e atividades educacionais. Os dispositivos, dos quais os brinquedos são exemplo, considerados enquanto artefactos utilizados no processo educativo em Arquitetura. Por outro lado, a consideração dos espaços e atividades que envolvem o ensino da Arquitetura enquanto determinantes do sucesso da aprendizagem em Arquitetura.

Ao longo de dois dias (12 e 13 de maio), conferencistas vindos de diferentes âmbitos profissionais e académicos, nacional e internacionalmente, irão abordar vários temas de interesse para arquitectos, artistas, educadores e estudantes, mas também para os profissionais ligados à produção e comércio de brinquedos e todos os que, de alguma forma, se interessam pela educação.

O Encontro Internacional vai decorrer nas instalações da FAUP nos dias 12 e 13 de maio (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

No encerramento do Encontro, vai ser inaugurada uma escultura de três metros nos jardins da FAUP da autoria do Arquiteto Virgínio Moutinho que assinalará a realização do evento na U.Porto (com o apoio da Serralharia O Feliz).

O ‘Ludic Architecture’ terá como convidados Gilles Brougére, Juan Bordes, Biagio Di Carlo, Franco La Cecla, Gabriela Burkhalter, Robert Vale, Virgínia Navarro, Fermín Blanco, Santiago Atrio Cerezo, Carlos Prata, Diogo Aguiar, Elvira Leite, Virgínio Moutinho e Xosé Manuel Rosales. Ainda há inscrições disponíveis e os estudantes e docentes da U.Porto beneficiam de um desconto especial no registo.

Paralelamente aos dois dias de conferências decorrerá um programa de workshops dedicados a estudantes de arquitetura e aos mais novos. Na sexta-feira, dia 12 de Maio, o arquiteto Biagio Di Carlo, orientará a construção de uma estrutura complexa com os estudantes de arquitetura; no sábado o evento abre-se gratuitamente a todos as crianças que queiram brincar e participar nas oficinas orientadas por Arkiplay (construções com Sistema Lupo), Sara San Gregorio (brinquedos de construção desenvolvidos no MEDIALAB – Prado) e pelos Lunárquicos (colectivo colombiano). A participação em todos os workshops é gratuita, limitada ao número de vagas disponíveis (formulário de inscrição disponível em www.ludicarchitecture.arq.up.pt).

Marco Ginoulhiac, Ana Neiva e Rodrigo Coelho, do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, Jorge Raedo, Fermin Blanco, Virginia Navarro Martínez, Xosé Manuel Rosales e Santiago Atrio Cerezo integram a comissão de organização do evento.

Mais informações encontram-se disponíveis em www.ludicarchitecture.arq.up.pt ou através do email [email protected].