Iniciativa convida o público a descobrir e registar lugares privados, gerando narrativas e discussões sobre a cidade, os seus espaços e os seus imaginários (Foto: DR)

E se de repente fosse convidado a entrar numa casa desconhecida com o objetivo de… desenhar e escrever? Desde novembro passado, é esse o desafio que a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) se propõe levar a vários espaços anónimos da cidade do Porto no âmbito do AsSALTO, uma atividade de Desenho e Escrita onde o público é convidado a descobrir e a registar lugares privados na iminência de serem reabilitados.

A proposta AsSALTO insere-se num conjunto de iniciativas desenvolvidas desde o início do ano, a partir do projeto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’, promovido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH). Este projeto conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), das Faculdades de Letras (FLUP) e de Engenharia (FEUP) da U.Porto, da Fundação Marques da Silva (FIMS), da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e do Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

A próxima sessão vai decorrer numa consultório de oftalmologia de 1927, situado no nº 31 da Rua de Miguel Bombarda, no Porto. (Foto: Google Map)

“Estas ações pretendem lançar-se como um conjunto de atividades em diversos espaços anónimos da cidade, em curtos momentos pré-definidos. Pretendemos convocar o público para uma operação quase clandestina de descoberta e registo de uma série de lugares expectantes”, apresenta a organização do projeto. para tal, “iremos a salto resgatar a memória de espaços domésticos, de comércio ou serviços, edifícios abandonados ou reservados a um público restrito, na iminência de serem transformados, reestruturados ou demolidos. Estes locais privados serão tomados pelo Desenho e pela Escrita, ferramentas intrusivas para refletir, interpretar, valorizar e dar a conhecer”.

A primeira sessão decorreu no passado dia 30 de novembro, no número 605 da Rua de Sá da Bandeira no Porto. O próximo AsSALTO vai decorrer no próximo dia 28 de dezembro, quarta-feira, a partir das 10h00, no consultório de oftalmologia de 1927, instalado no primeiro andar do número 31 da Rua de Miguel Bombarda.

Os eventos são anunciados no site da iniciativa, em www.assalto.pt. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço. Aos participantes (público de todas as idades) pede-se apenas que levem o material necessário à elaboração dos desenhos e dos textos.

Mais informações em www.fa.up.pt e www.assalto.pt