A relação entre a arquitetura e as tecnologias digitais vai estar em discussão na FAUP de 11 a 13 de setembro. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai organizar, entre os próximos dias 11 e 13 de setembro, a Conferência Internacional das duas associações internacionais de referência na área de arquitetura e tecnologias digitaiseCAADe (Europa) e SIGraDi (Iberoamérica) -, que este ano decidiram juntar, pela primeira vez, as suas conferências anuais.

Dedicada ao importante tema “Arquitetura na Era da 4ª Revolução Industrial”, a Conferência Internacional eCAADe SIGraDi 2019 é uma oportunidade única para contactar com o trabalho avançado desenvolvido pela comunidade científica destas duas associações e refletir sobre as mudanças operadas na disciplina da Arquitetura perante a emergência das tecnologias digitais.

O programa incluirá diversas sessões, entre debates, palestras, workshops e sessões plenárias, sobre as mais variadas temáticas articuladas com o tema principal. As sessões decorrem entre as instalações da FAUP e o Auditório do Teatro Campo Alegre.

Já o programa social prevê a realização de visitas e passeios pela cidade do Porto. O teórico Mário Carpo, professor na UCL, e o arquiteto João Albuquerque, diretor e associado no escritório dinamarquês BIG, são alguns dos conferencistas convidados.

Na FAUP, são esperados cerca de 300 participantes e convidados de diferentes nacionalidades, entre docentes, investigadores, profissionais e estudantes de arquitetura.

A Comissão de Organização da iniciativa é composta pelos professores José Pedro Sousa (FAUP), João Pedro Xavier (FAUP) e Gonçalo Castro Henriques (Faculdade Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Rio Janeiro).

Este evento conta com o apoio das empresas Autodesk, Graphisoft, Dassault Systèmes, Bentley Institute, UP/Santander Universidades, e com a parceria do Teatro Municipal do Porto e da Câmara Municipal do Porto.

Mais informações em ecaadesigradi2019.arq.up.pt