2015-04-13 16.40.49-1

A “Resdomus” surge 27 anos após a edição do número zero da rA, dirigida por Fernando Távora e outros professores da FAUP.

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) acaba de lançar o primeiro número da revista científica e de cultura arquitetónica Resdomus, 27 anos após a edição do número zero da rA, dirigida por Fernando Távora e outros professores da FAUP. 

A Resdomus afirma-se como um espaço de desafio e pesquisa, investigação e partilha de conhecimento em torno da disciplina da arquitetura, com autores, temáticas e abrangências diversificadas. 

Esta nova edição surge de uma ideia lançada em 2010 pelos professores Rui Ramos (FAUP), Marco Ginoulhiac (FAUP) e José Bártolo (ESAP) com o objetivo de reunir numa publicação a relevante produção científica que tem sido feita quer pelos estudantes dos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento em Arquitetura, quer pelos docentes da FAUP.

Numa primeira fase, a Resdomus oferecia uma “plataforma editorial” de cruzamento e de divulgação de cultura arquitetónica, capaz de receber contribuições através de um sistema de peer review (revisão por pares) por um Conselho Científico formado por várias personalidades interna e externas à FAUP.  Esta primeira versão, ainda disponível em resdomus.blogspot.pt, funcionou nos últimos três anos sob a orientação do Grupo de Investigação Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP e, sob a forma de revista digital da Faculdade, no endereço resdomus.arq.up.pt.

O lançamento da Revista, em formato papel, é mais do que pertinente, como afirma o Diretor da FAUP, Carlos Guimarães: “a Arquitetura portuguesa, e em particular a que se identifica ou reivindica como, de alguma forma, ligada à Escola do Porto, ganhou nas últimas décadas um lugar no panorama da avaliação, juízo, apreciação e atenção internacional que a identifica como um universo vasto e complexo, sinalizado e referenciado por autores e obras que têm merecido a atenção da crítica. Importará, por isso, não deixar de refletir sobre os modos de ler essas produções e os saberes nelas implicados, assumindo o desafio de trazer para o âmbito científico”. 

Trata-se de uma edição que mantém o propósito e o formato inaugurado em 2010 no blogue resdomus.blogspot.pt, aberta a contribuições vindas de outros quadrantes do conhecimento e, em geral, a outras narrativas com as quais a Revista partilhe pontos de problematização em redor dos seus temas centrais ligados à Arquitectura, com a garantia de qualidade que o peer review permite. 

Esta edição da revista conta com os primeiros 10 artigos que foram publicados em resdomus.blogspot.pt da autoria de Eliseu Gonçalves, João Leal, João Queirós, Maria Tavares, Cristina Emília Silva, Ângela Oliveira e Gonçalo Furtado, Raquel Geada Paulino, José Fernando Gonçalves e Álvaro Fernandes Andrade. 

Com coordenação de Marco Ginoulhiac e João Pedro Xavier, o Conselho Editorial da revista é composto pelos docentes Domingos Tavares, Marco Ginoulhiac e Rui Ramos. O Conselho Científico é constituído por várias personalidades interna e externas à FAUP: Alexandre Alves Costa (FAUP), João Vieira Caldas (IST), Jorge Fava Spencer (FAUTL), José António Bandeirinha (DARQ_FCTUC), José Miguel Rodrigues (FAUP), José Quintão (FAUP), Luís Soares Carneiro (FAUP), Manuel Fernandes de Sá (FAUP), Manuel Mendes (FAUP), Maria Castrillo (Universidad de Valladolid), Maria Helena Maia (ESAP), Marta Oliveira (FAUP), Nuno Portas (FAUP) e Paulo Tunhas (FAUP). 

O primeiro número da Resdomus tem uma edição de 500 exemplares e pode ser adquirido na Livraria da AEFAUP, nas instalações da Faculdade. Em breve, será possível adquirir a revista em outros espaços da cidade do Porto. A revista terá uma periodicidade anual.

Mais informações aqui.