Na publicação, o autor faz uma uma leitura crítica do fenómeno urbano da cidade de Tomar: de Sellium a Carlos Ramos. (Imagem: DR).

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) apresenta no dia 22 de maio, às 18h30, na Sala Plana, o livro ‘A evolução urbana de Tomar . De Sellium a Carlos Ramos‘ da autoria do arquiteto e professor da FAUP José Cabral Dias, editado pela FAUP Publicações. A sessão, com entrada livre, vai contar com a presença do autor e apresentação pelo arquiteto Alexandre Alves Costa, professor catedrático jubilado da Universidade do Porto.

O livro “pretende caracterizar esse longo período de Sellium a Carlos Ramos, elencando factos e personagens e tentando dar a conhecer a forma urbana dos diversos períodos, bem como as influências presentes no processo de povoamento”, como destaca o autor.

José Cabral Dias (Coimbra, 1970) é licenciado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra (1994), mestre pela FAUP (1999) e doutorado pela mesma faculdade em 2012. Lecciona Projecto na FAUP desde 1999. Iniciou actividade profissional em 1994, tendo desenvolvido diversos projectos de arquitetura, individualmente e em co-autoria. Foi finalista do Prémio Nacional de Arquitectura e Madeira, em 2011, com o Edifício da Couraça de Lisboa, em Coimbra; e obteve uma Menção Honrosa no Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho, em 2009, com a Remodelação e Ampliação do Campo Desportivo de Santa Cruz, também localizado na cidade de Coimbra. É autor de diversos artigos em publicações nacionais e internacionais.

Mais informações em www.fa.up.pt.