aula_faupA Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), em conjunto com seis outras universidades europeias, vai organizar mais uma edição da Summer School internacional sobre “neighbourhood design”.

A decorrer na FAUP, de 27 de julho a 6 de agosto, “NEIGHBOURHOODS . The Big Reset on Neighbourhood Design . 3rd International Summer School in Design in Urbanism . Porto 2016“, irá continuar o debate sobre “neighbourhood design”. depois do muito bem-sucedido começo desta Summer School em Amsterdão, em 2014, e da frutuosa reedição em Istambul, em 2015.

A Summer School de dez dias – Programa Intensivo Europeu – consistirá em palestras, trabalho de workshop intensivo e debates críticos. Os estudantes trabalharão em equipas internacionais, debatendo e confrontando as suas experiências e culturas, procurando enaltecer novas perspectivas e abordagens ao conceito e design dos bairros. É esperada uma reflexão crítica sobre o tema, desencadeada pela experimentação prática do contexto do Porto, que também implica o reconhecimento desta realidade urbana particular assim como a compreensão dos seus processos de desenvolvimento.

O programa, desafiando o papel dos planeadores e designers urbanos, é baseado na ideia de que o bairro contemporâneo não é um conceito estático, mas antes uma noção fluida aberta a várias interpretações. Pretende questionar se um bairro pode ser desenhado e planeado. Um bairro será uma área urbana particular com um grupo-alvo definido de habitantes e utilizadores? Ou será um bairro uma ideia mais aberta e complexa, baseada na forma como as pessoas usam a rede de espaços públicos disponível? Esta última suposição aponta para a ideia de trabalhar com o sistema colectivo de espaços e com as instalações que enaltecem as suas capacidades individuais: a rede e os lugares multifuncionais.

Para além da Faculdade de Arquitetura da U.Porto, estão envolvidos neste projeto a Amsterdam Academy of Architecture (Holanda), a LUCA School of Arts – Faculty of Architecture (Bélgica), a École Nationale Supérieure d’Architecture et de Paysage de Bordeaux (França), a Istanbul Kültür Üniversitesi – Department of Architecture (Turquia), a Riga Technical University – Faculty of Architecture and Urban Planning (Letónia) e a Bauhaus Universität – Faculty of Architecture and Urban Studies (Alemanha).