A sessão de lançamento do livro vai contar com a presença dos Arquitectos Álvaro Siza e dos autores: Jorge Figueira, Paulo Tunhas, João Carmo Simões e Daniela Sá (c) Museu Nadir Afonso/ João Carmo Simões

A sessão de lançamento do livro vai contar com a presença dos Arquitetos Álvaro Siza e dos autores: Jorge Figueira, Paulo Tunhas, João Carmo Simões e Daniela Sá. (Foto: Museu Nadir Afonso/ João Carmo Simões)

O Auditório Fernando Távora, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), acolhe no próximo dia 20 de outubro, pelas 18h30, a  sessão de apresentação do livro ‘Álvaro Siza / Museu Nadir Afonso’. A sessão contará com a presença do Arquiteto Álvaro Siza e dos autores do livro, Jorge Figueira, Paulo Tunhas, João Carmo Simões e Daniela Sá.

Editada pela Monade , a obra percorre o processo de planificação e construção do Museu Nadir Afonso, edifício projetado por Álvaro Siza e inaugurado em abril deste ano, em Chaves. Nas suas páginas inclui-se um texto ensaístico de Paulo Tunhas (filósofo), um ensaio crítico de Jorge Figueira (arquiteto), um ensaio fotográfico de João Carmo Simões (arquiteto), Memória Descritiva do Arquiteto, um Panorama de Esquissos e Fotografias, uma Lista de Obras selecionadas, Bibliografia selecionada, Lista de Materiais, Lista de Dimensões do projeto e um Desdobrável com desenhos técnicos do edifício, Cortes Construtivos e Fotografias de Obra.

O Museu Nadir Afonso é a “mais significativa obra da última década do percurso do arquiteto Álvaro Siza, Prémio Pritzker 1992. No planalto à beira-rio, na cidade romana de Chaves, no interior do seu país natal, Siza constrói o Museu Nadir Afonso. Entre a modernidade de o elevar do chão (sobre as águas) e o vernacular recorte da sua planta, o edifício revela a excecional maestria do arquiteto e a própria condição contemporânea da arquitetura”, descreve a editora.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Sobre a Monade:
Monade é o nome da nova editora portuguesa independente fundada e dirigida pelos arquitectos Daniela Sá, Docente Convidada da FAUP, e João Carmo Simões, que funcionará como “uma plataforma para criação de livros de arquitectura, fotografia, arte e pensamento”. É objetivo da Monade ser uma editora “atenta à repercussão da arquitectura portuguesa no estrangeiro e empenhada em devolver a espessura do contexto de cultura e pensamento portugueses na construção dessa identidade”, referem os editores. O lançamento da editora foi assinalado com a apresentação do livro ‘Museu Nacional dos Coches. Paulo Mendes da Rocha’ da autoria de Ana Vaz Milheiro, Gonçalo M. Tavares e João Carmo Simões.

Mais informações em www.fa.up.ptwww.monadebooks.com