Em Charleston, Fátima Vieira apresentou dois projetos desenvolvidos pelos centros de investigação a que pertence na FLUP.

Fátima Vieira, docente do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foi galardoada, no passado dia 17 de novembro, em Charleston (Estados Unidos) com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, o mais importante galardão norte-americano no campo dos Estudos sobre a Utopia.

Este prémio foi instituído pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies em 1998 e visa reconhecer o trabalho desenvolvido por académicos e investigadores da área dos Estudos sobre a Utopia durante um período considerável de tempo.

Fátima Vieira é Professora Associada com Agregação da FLUP, onde leciona desde 1986. Tendo defendido a sua dissertação de doutoramento em 1998 sobre a obra de William Morris e a tradição de literatura utópica inglesa, especializou-se na área dos Estudos sobre a Utopia. É investigadora do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde coordena uma linha de investigação sobre o utopismo britânico e norte-americano, e colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), onde tem coordenado projetos de investigação sobre o utopismo português.

Fátima Vieira é ainda diretora da coleção “Nova Biblioteca das Utopias”, publicada pela editora Afrontamento, bem como de dois periódicos eletrónicos: E-topia: Revista Eletrónica de Estudos sobre a Utopia e Spaces of Utopia (publicados pela Biblioteca Digital da FLUP). É Presidente da associação Utopian Studies Society / Europe desde 2006 e Book Review Editor do periódico norte-americano Utopian Studies.

Em Charleston, a docente e investigadora fez a apresentação internacional de dois projetos desenvolvidos pelos centros de investigação a que pertence: o portal da Internet “Spaces of Utopia” (CETAPS) e o projeto de extensão universitária “PAN-Utopia 2100” (ILC / CETAPS).

Este galardão veio juntar-se a mais dois prémios anteriormente obtidos por Fátima Vieira: o Selo Europeu para as Línguas, atribuído em 2008 pela Agência Nacional PROALV pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto STEPS-UP (Support for Teaching English in Primary Schools – University of Porto), com coordenação pedagógica de Maria Ellison e coordenação administrativa de Fátima Vieira, e o prémio de “Melhor Projeto Português dos Últimos Dez Anos”, atribuído a esse projeto em Limassol, Chipre, em 2012 no âmbito do Congresso “Multilingualism in Europe” organizado pela Comissão Europeia.