O objetivo da spin-off passa por oferecer um teste capaz de determinar a suscetibilidade das bactérias aos antibióticos em apenas uma a duas horas. (Foto: DR)

A FASTinov, uma empresa nascida no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), acaba de conquistar a chancela U.Porto Spin-off, tornando-se, assim, na terceira startup nascida no CINTESIS a obter este reconhecimento.

Liderada por Cidália Pina Vaz, a FASTinov está a desenvolver tecnologia disruptiva, já patenteada, para a realização de testes mais rápidos e fiáveis de suscetibilidade antimicrobiana no contexto da prestação de cuidados de saúde.

O objetivo desta spin-off é oferecer um teste que determina a suscetibilidade das bactérias aos antibióticos em apenas uma a duas horas, em vez das 48 horas necessárias nos testes standard utilizados, permitindo suportar as decisões clínicas de forma célere e salvar vidas.

A emergência de resistências aos antibióticos é um importante problema médico e económico a nível global, pelo que a tecnologia desenvolvida pela FASTinov irá contribuir para reduzir os custos com medicamentos e hospitalizações, diminuir os casos de falência terapêutica e combater as resistências aos antibióticos.

Em 2016, a FASTinov tornou-se na primeira PME nacional a liderar um consórcio europeu no âmbito do programa FTI (Fast Track to Innovation), um instrumento do Horizonte 2020 para promoção da inovação na fase de aproximação ao mercado, tendo-lhe sido atribuídos 2,6 milhões de euros para lançar o kit de diagnóstico clínico no mercado.

A equipa da nova spin-off da Universidade do Porto é composta por (na foto, da esquerda para a direita) João Paulo Costa (Chief Operating Officer), Cidália Pina Vaz (Chief Executive Officer), Inês Oliveira (Lab Technician), Sofia Costa de Oliveira (Chief Scientific Officer), Rita Teixeira dos Santos (Production Manager), Nádia Marques (Lab Technician) e Ana Silva Dias (Quality Manager).

Atribuída pela U.Porto Inovação (UPIN), a chancela U.Porto Spin-off é usada para designar novas empresas criadas com o objetivo de explorar novos produtos e serviços de base tecnológica e inovadora, nascidas a partir de ideias ou processos do I&D gerados da U.Porto. Além da FASTinov, existem mais duas empresas nascidas no CINTESIS com a chancela U.Porto Spin-off: a VirtualCare e a Healthy Systems.