Mário Soares, Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto, foi também Padrinho no Doutoramento de Luís Portela.

Agraciado pela Universidade do Porto com o título de Doutor Honoris Causa em 1990, Mário Soares faleceu aos 92 anos de idade, a 7 de janeiro de 2017.

A Universidade do Porto foi mesmo a primeira instituição nacional a distinguir Mário Soares com um Doutoramento Honoris Causa, realizado sob proposta da Faculdade de Letras, em 19 de junho de 1990, quando cumpria ainda o seu primeiro mandato como Presidente da República Portuguesa.

A U.Porto seria, no entanto, apenas uma das 36 universidades de todo o mundo a conceder-lhe esta distinção, facto que atesta do prestígio internacional que o antigo Presidente da República conseguiu reunir ao longo de toda a sua vida e é um reconhecimento da sua dedicação à difusão da Cultura, das Artes e do Conhecimento.

Reconhecido como um dos pais da democracia portuguesa, Mário Soares é considerado uma das figuras maiores do século XX português, deixando um legado único na defesa pela liberdade, pela promoção dos valores da Europa social e pelos Direitos Humanos.

Um legado que, na opinião do Reitor da Universidade do Porto, «garante [a Mário Soares] um lugar no panteão dos heróis nacionais». Sebastião Feyo de Azevedo fez questão de prestar homenagem pública ao Doutor Honoris Causa da U.Porto, destacando o seu exemplo de coragem na luta pela democracia.

«Estes valores foram particularmente notórios na sua abnegada oposição à ditadura do Estado Novo, que o conduziu à prisão e ao exílio, na sua liderança decisiva na consolidação da democracia plural em Portugal no período de 1974-1975 e no seu contributo decisivo na abertura do país à Europa e ao mundo com a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia em 1985.», salientou o Reitor da Universidade do Porto.

Nascido a 7 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do Partido Socialista, tendo desempenhado os mais altos cargos públicos do país: Deputado, Ministro, Primeiro-Ministro e Presidente da República.

Foi autor de diversos ensaios e obras de teoria política e professor catedrático convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1996-1998) e da Universidade Lusófona (2001-2002). É membro honorário da Academia das Ciências de Lisboa, da Sociedade Portuguesa de Autores, da Sociedade Portuguesa de Escritores, presidente do Conselho de Patronos da Fundação Arpad Szennes/Vieira da Silva e membro do júri do Prémio Pessoa.