A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) destaca-se mais uma vez como a melhor instituição em Portugal no ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2017, um dos mais importantes e reputados rankings internacionais do Ensino Superior.

Este ranking dedicado ao Desporto foi publicado pela primeira vez em 2016 e se apresenta como “a primeira tentativa de classificar um grupo de instituições e unidades ligadas à mesma área do conhecimento”. Para o efeito foi realizado um estudo aprofundado que incidiu sobre o desempenho académico e científico de milhares de escolas, faculdades e departamentos com ligações à área desportiva (Ciência do Desporto, Fisiologia, Neurociências e Neurologia, Psicologia e Nutrição e Dietética) em todo o mundo.

Foram analisadas 367 Universidades de Desporto ou cerca de 400 unidades relacionadas com a área do desporto, ativamente envolvidas em pesquisa cientifica nos últimos 5 anos e a avaliação baseou-se em publicações, citações, citações por publicação, publicações em jornais/revistas de alto impacto e publicações  com colaborações internacionais.

Igualmente digna de destaque e fruto do árduo trabalho desenvolvido nesta Instituição é a 31.ª posição a nível mundial, 14.ª posição a nível europeu e 2.ª posição no espaço Lusófono e Latino Americano, colocando-a claramente na elite do ensino superior nesta área.