Só em 2016/2017, o programa contou com a participação de 200 idosos da Área Metropolitana do Porto. (Foto: DR)

A receita repete-se com sucesso, há duas décadas, nas instalações da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). De um lado, dezenas de idosos do Porto. Do outro, estudantes da FADEUP com preparação especializada. Do encontro entre os dois nascem as sessões do “Mais ativos, mais vividos”, um programa pioneiro de exercício físico  que visa ajudar os participantes a manter um estilo de vida saudável.

Lançado pela primeira vez em 1997, o programa “Mais Ativos, Mais Vividos” tem então como objetivo promover a saúde e a manutenção de um estilo de vida saudável junto da população idosa da Área Metropolitana do Porto. Entre os aspetos trabalhados durante as aulas monitorizadas pelos estudantes da FADEUP – todos eles técnicos especializados que frequentam  a opção de Exercício e Saúde da Licenciatura em Ciências do Desporto, o Mestrado em Atividade Física para a Terceira Idade e o Doutramento em Atividade Física e Saúde, com a supervisão do Gabinete de Exercício e Saúde da Faculdade – incluem-se a prática desportiva regular, em ambiente informal, recreativo e intergeracional.

O programa, que salienta a importância de iniciar e manter hábitos saudáveis e ativos na Terceira Idade, tem a duração de 10 meses (setembro a julho). As sessões de ginástica são gratuitas e decorrem duas a cinco vezes por semana, na FADEUP. Em 2016/2017, o grupo contou com cerca de 200 idosos inscritos.

Mais informações e inscrições junto do Gabinete de Recreação e Tempos Livres da FADEUP, Facebook ou através dos telefones 220 425 316 /937 300 129