Iniciativa vai abrir com uma recriação da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos (Foto: DR)

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) recebe, de 10 a 14 de dezembro, o maior evento nacional de divulgação e promoção do espírito olímpico em Portugal: a Semana Olímpica 2012.

Organizada pela Comissão de Atletas Olímpicos, e apadrinhada pelo atleta português com maior número de participações em Jogos Olímpicos, o velejador João Rodrigues (conta já com seis participações), a Semana Olímpica tem como objetivo a promoção do trabalho dos atletas olímpicos nacionais e também das modalidades em que competem.

O programa da Semana inicia-se no dia 10 de dezembro, com a recriação da Cerimónia de Abertura dos Jogos – incluindo o transporte do Facho Olímpico e o acender da Pira. Nos restantes dias, até ao dia 14 de dezembro, os participantes irão ter a possibilidade de visitar a “Exposição Olímpica” e de conhecer os atletas olímpicos e as modalidades em que competem.

Nesta quinta edição da Semana Olímpica, cerca de dois mil jovens estudantes (do primeiro ciclo ao ensino secundário) terão ainda a oportunidade de praticar e aprender sobre modalidades como canoagem, esgrima, ginástica, judo, rugby, taekwondo, ténis de mesa e vólei, com os craques nacionais.

O convívio com vários atletas que estiveram em Londres ou em anteriores olimpíadas será uma constante, acompanhando os jovens e transmitindo-lhes um pouco da sua experiência, e dando a conhecer os valores e ideais olímpicos. Susana Feitor e Nuno Fernandes (atletismo), Emanuel Silva, Fernando Pimenta e Beatriz Gomes (canoagem), Manuel Cardoso (ciclismo), Sara Oliveira e Simão Morgado (natação), João Rodrigues, Mariana Lobato, Nuno Barreto, Joana Pratas e Diogo Cayolla (vela) são os atletas já com a presença confirmada no evento.

A participação é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia. As inscrições devem ser feitas para o email [email protected].