Tráfico de influências, lobbying, suborno, desvio de verbas no setor privado, paraísos fiscais, regimes de tributação privilegiada… Todos estes conceitos estão (cada vez mais) na ordem do dia e vão ser esgrimidos, a partir desta quarta-feira, dia 4 de dezembro, no ciclo de conferências sobre “Corrupção e Integridade: duas faces da moeda” promovido pelas faculdades de Economia (FEP) e de Direito (FDUP) da Universidade do Porto, em parceria com a Academia de Política Apartidária e Cátia Afonso (estudante da FEP e Kedge Business School).

A primeira conferência tem lugar na Faculdade de Direito às 21h00 desta quarta-feira e é subordinada ao tema “Corrupção, Fraude e Criminalidade: perspetiva microeconómica”. Para o debater, estará um panel de convidados onde se incluem Carlos Pimenta, do Observatório da Economia e Gestão da Fraude (OBEGEF), António Maia, do  Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), Glória Teixeira, do Centro de Investigação Jurídico-Económica (CIJE) e José Neves Cruz, investigador nas áreas de Crime Económico e Financeiro e do Empreendedorismo (FDUP). A moderação ficará a cargo de Paulo Teixeira de Morais, Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC).

Nesta sessão inaugural, os oradores vão debater assuntos como o tráfico de influências, lobbying, suborno, desvio de verbas no setor privado, paraísos fiscais, regimes de tributação privilegiada, evasão fiscal e cartéis – distorções na concorrência, entre outros.

“A corrupção está mais do que nunca na ordem do dia, em Portugal e na Europa, pelo que o debate promovido por este ciclo de conferências pode trazer novas pistas para um dos temas que mais preocupa os portugueses”, salienta Cátia Afonso, estudante do Master in Management da FEP e uma das promotoras deste evento.

Este ciclo conta com um conjunto de duas conferências, estando a próxima agendada para o dia 20 de fevereiro na FEP, subordinada ao tema “O Estigma da Corrupção no Estado e na Sociedade”.

Sobre o ciclo de conferências

A génese deste ciclo de conferências radica na parceria entre um projeto académico denominado Pro-Act Elective, em realização por Cátia Afonso no âmbito da sua Dupla Titulação no Master in Management da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Kedge Business School de Marselha (anterior Euromed Management Marseille), e a Academia de Política Apartidária (APA).

A APA, que funciona em pólos nas Faculdades de Economia, Direito, Engenharia e Letras da Universidade do Porto (UP), tem por missão fomentar o espírito crítico e a participação cívica dos estudantes da Universidade do Porto, bem como absorver a sua contribuição para o domínio político nacional e internacional. Os valores em que se sustenta a sua ação são o apartidarismo, a tolerância e o respeito, e ainda a responsabilidade social.