integra6

Os novos estudantes da U.Porto recebem apoio logo na chegada à sua faculdade.

Mais de 4100 jovens acabam de chegar à Universidade do Porto através do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior e, para os apoiar nesta nova fase da sua vida, as faculdades da U.Porto prepararam um extenso programa de atividades de acolhimento e integração dos novos estudantes.

Depois de terem recebido as boas-vindas à universidade e à cidade pelo Reitor e pelo Presidente da Câmara Municipal, os novos estudantes têm agora a oportunidade de conhecer aprofundadamente a sua própria faculdade com uma série de visitas guiadas às instalações e sessões de esclarecimento sobre os diferentes serviços de apoio social, desportivo e estudantil que têm ao seu dispor.

Mas o programa de acolhimento e integração dos novos estudantes da Universidade do Porto estende-se muito para além da simples apresentação da faculdade. No programa desenhado pelos Conselhos Pedagógicos de cada faculdade cabem iniciativas tão díspares como workshops de gestão de carreiras profissionais, cursos de Suporte Básico de Vida, sessões de boas-vindas para pais e familiares, conferências especializadas, torneios desportivos, mostras de grupos académicos ou até churrascos!

As primeiras semanas de aulas dos novos estudantes da Universidade do Porto estão, de facto, bastante preenchidas. Mas algumas destas atividades têm início logo no momento em que estes jovens entram pela primeira vez no edifício da sua faculdade para efetuar a matrícula.

integra4

As matrículas são apenas o prelúdio para um extenso programa de atividades de acolhimento e integração nas faculdades da U.Porto.

É o caso do programa Mentoria da FPCEUP. Logo à chegada, os novos estudantes têm à sua espera um grupo de 70 estudantes de 2.º e 3.º ano que se voluntariaram para ajudar a integração dos seus colegas mais novos, não só nos primeiros dias, mas também ao longo de todo o ano.

Criado em 2011, este programa tem por objetivo colocar à disposição dos novos estudantes, desde o primeiro momento em que entram na FPCEUP, um colega mais velho que lhes sirvam de mentor ao longo de todo o primeiro ano. Aliás, muitos dos atuais mentores são estudantes que passaram pelos mesmos tipos de desafios de adaptação quando entraram na faculdade e que querem agora retribuir o apoio prestado por este programa inovador.

Já na Faculdade de Engenharia, o acolhimento e integração dos novos estudantes foi transformada numa unidade curricular de frequência obrigatória em todos os cursos da faculdade. O “Projeto FEUP” responde à necessidade de favorecer a integração académica dos novos estudantes, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e comunicacionais, através de formação inicial intensiva e posterior trabalho em equipa.

No entanto, porque nem só de trabalho e estudo se faz a universidade, o “Projeto FEUP” é apenas uma parte do programa de acolhimento de novos estudantes da Faculdade de Engenharia, que contempla ainda atividades de lazer e cultura para os recém-chegados alunos.

As atividades culturais são, de facto, parte de integrante da integração dos novos estudantes da Universidade do Porto. O exemplo mais flagrante será, porventura, o da Faculdade de Belas Artes, onde o programa de acolhimento contempla quatro conferências sobre arte, três exposições, a exibição de um filme e até uma sessão de desenho com modelo.

É nesta diversidade de eventos e métodos que as faculdades da Universidade do Porto dão as boas-vindas aos seus novos membros. Os programas detalhados de acolhimento e integração de cada faculdade podem ser consultados nas respetivas páginas: FBAUP, FCUP, FCNAUP, FADEUP, FDUP, FEP, FEUP, FFUP, FLUP, FMUP, FMDUP e FPCEUP.