Sala Virtual FMUP

No passado dia 9 de maio, as faculdades de Medicina das Universidades do Porto (FMUP), Lisboa, Coimbra e a Universidade dos Açores conectaram-se em rede, ‘recebendo’ ainda convidados de Londres e de Boston. A ligação foi estabelecida através da Sala de Educação Virtual Dr. Paul Janssen da FMUP – um espaço equipado com tecnologia de ponta na área da telepresença, que permitirá uma maior ligação da FMUP à rede internacional de investigadores e contribuirá para a excelência da educação médica.

As salas instaladas pela Janssen Portugal em cada uma das instituições envolvidas possibilitam uma experiência intuitiva e realista, dando aos utilizadores a sensação de estarem no mesmo espaço que os seus interlocutores, apesar da distância real que os separa. Com capacidade para cerca de 20 pessoas sentadas, as salas estão equipadas com a tecnologia mais recente no campo da comunicação virtual, permitindo à academia médica nacional aproximar-se da comunidade científica mundial e aumentar a sua visibilidade junto de parceiros internacionais.

Essa experiência imersiva pôde ser testada durante a inauguração do novo espaço, que contou com a presença de responsáveis das diferentes instituições envolvidas.”Isto vai permitir uma maior ligação ao mundo global do ensino superior e, no nosso caso, também da saúde, o que é extremamente importante em termos daquilo que é hoje a aprendizagem e o relacionamento entre os profissionais médicos e os profissionais preocupados com a educação dos outros profissionais de saúde”, destacou Maria Amélia Ferreira, diretora da FMUP, para quem o novo equipamento será “um facilitador da ligação interinstitucional”, permitindo ao mesmo tempo “poupar recursos”:

O Reitor da U.Porto falou também de “um dia importante, não só na substância, como no simbolismo que encerra. Na substância porque temos agora mais um instrumento de comunicação e de agilização de funcionamento. Do ponto de vista simbólico, porque estamos a viver uma revolução global, em que a questão da inovação digital é fundamental para apoiar as diferentes áreas de atividade. Por isso é que a Universidade do Porto tem hoje uma vice-reitoria dedicada a estes temas, coisa que não tinha antes”, realçou Sebastião Feyo de Azevedo.

Para além da componente tecnológica, a iniciativa da Janssen inclui também o desenvolvimento de um programa de Educação Científica de vanguarda, com sessões mensais de ligação a centros científicos de excelência nos Estados Unidos da América e na Europa.

Estas salas constituirão também uma oportunidade para estreitar parcerias entre as diversas faculdades e outras academias, nomeadamente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que incluem, frequentemente, programas de educação à distância, prestados a partir de Portugal com recurso a tecnologia de telepresença.

A parceria entre a FMUP, as três instituições congéneres e a Janssen tem uma duração de cinco anos e pretende contribuir para a construção de uma rede científica ímpar através de comunicação inovadora que aportará certamente valor à educação médica nacional e internacional.

Muito em breve, a sala estará acessível a toda a comunidade académica da U.Porto, bem como aos profissionais do Centro Hospitalar de São João.

Vídeo: TVU.