FMUP

Os frutos recolhidos do Pomar serão distribuídos por pessoas carenciadas.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) inaugura esta quinta-feira, dia 23 de abril, juntamente com o Centro Hospitalar de São João, os trabalhos de implantação do seu Pomar Solidário. Os frutos serão destinados a satisfazer as necessidades alimentares de pessoas carenciadas, nomeadamente os utentes da Associação ABRAÇO, particularmente fragilizados pela doença.

Integrado no Projeto SOMASolidariedade e Meio Ambiente sob a alçada de Maria Amélia Ferreira (diretora da FMUP) e Sónia Magalhães (Gabinete de Serviço Social e Mediação de Conflitos da FMUP), o Pomar vai incluir 33 árvores de fruto, 40 plantas de maracujá e várias aboboreiras, para além de ervas aromáticas.

Os trabalhos de preparação do novo espaço, que ficará implantado nos espaços verdes das novas instalações da FMUP, arrancaram esta segunda-feira, numa operação intensiva de jardinagem assegurada pela Câmara Municipal do Porto que providenciou também o projeto paisagista do Pomar.

A plantação das árvores será garantida por equipas de voluntários constituídas por estudantes de Medicina da FMUP, utentes e técnicos do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de São João e pelos utentes e técnicos da Abraço.

De acordo com Maria Amélia Ferreira, “a FMUP pretende apostar em ações que envolvam a comunidade académica no campo da produção de relações sociais. Estas ações deverão ter um papel pedagógico tanto a nível profissional, como de desenvolvimento de uma cidadania ativa compatível com a melhoria de bem-estar das pessoas desfavorecidas, a promoção da qualidade de vida, a promoção de hábitos alimentares saudáveis, as boas práticas agrícolas e a preservação do meio ambiente”.

Para o efeito, “juntaram-se ao Projeto SOMA, no trabalho do Pomar, os estudantes de Medicina da FMUP, os utentes e técnicos da ABRAÇO, os utentes e técnicos da Psiquiatria do Centro Hospitalar de S. João, os técnicos da Câmara Municipal do Porto e da LIPOR, com o apoio da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e dos Seguros ATLAS, numa perfeita dialética de parceria em que se reúnem esforços para que seja possível a realização do mesmo”, esclarece a coordenadora do Gabinete de Serviço Social e Mediação de Conflitos da FMUP, Sónia Magalhães.

A cerimónia de inauguração do Pomar Solidário da FMUP – Projeto SOMA arranca às 9h00, no Centro de Investigação Médica da FMUP (entrada pela Rua Dr. Plácido Costa), contando com a presença de Filipe Araújo (vereador da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto), de António Ferreira (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João) e de Rui Ramos (vice-reitor da Universidade do Porto), entre outros representantes institucionais.