Faculdade de Medicina Dentária comemora 27 anos

FMDUP

A comunidade da FMDUP engloba cerca de 600 estudantes e mais de 100 docentes e não-docentes. (Foto: U.Porto)

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) promove no próximo dia 13 de janeiro, quarta-feira, mais uma edição do Dia da FMDUP, evento que servirá para assinalar o 27.º aniversário da escola, comemorado no passado dia 6 de janeiro.

Com início marcado para as 9h30, no Auditório da FMDUP, o programa da cerimónia tem como pontos altos as intervenções de Miguel Pinto, diretor da faculdade, e do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo. O orador convidado será o ex- Secretário de Estado do Ensino Superior e professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), José Ferreira Gomes.

O Dia da FMUP 2016 contará ainda com a intervenção da presidente da Associação de Estudantes (AEFMDUP), Mafalda Ramos, atuações da Tuna Feminina da faculdade e a entrega de diplomas de grau e de mérito aos estudantes do Mestrado Integrado, Mestres e Doutores da FMDUP.

Erguida sobre as fundações da Escola Superior de Medicina Dentária do Porto (1976), primeira instituição de ensino médico-dentário de nível universitário em Portugal, a Faculdade de Medicina Dentária foi criada oficialmente a 6 de Janeiro de 1989, aquando da sua integração na Universidade do Porto. Durante os seus primeiros anos de existência, a escola instalou-se em pavilhões pré-fabricados anexos ao Hospital de S. João. Em 1997, muda-se para o edifício  na Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, Paranhos ( Pólo 2 – Asprela), onde permanece até à atualidade.

Vocacionada para a  formação superior e a investigação na área da saúde oral, a FMDUP é ainda reconhecida pela forte relação que mantém com o exterior, por via da prestação regular de serviços à comunidade.

• Gil Fernandes Alves

Tive o privilégio de na qualidade de Presidente da RGA da Associação de Estudantes da Escola Superior de Medicina Dentária do Porto, no dia 20 de maio de 1989, representar os alunos da FMDUP na mesa eleitoral, que consagrou o Prof Doutor Fernando Peres como presidente do 1º Conselho Diretivo da novel Faculdade. O meu curso, 1983-1989, foi o primeiro a ser licenciado pela FMDUP.