A comunidade da FMDUP engloba atualmente cerca de 600 estudantes e mais de 100 docentes e não-docentes.

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) promove, esta quarta-feira, 9 de janeiro, a edição 2013 do Dia da FMDUP, evento que servirá para assinalar o 24.º aniversário da escola, comemorado no passado dia 6 de janeiro.

Com início marcado para as 9h30, o programa da cerimónia tem como pontos altos as intervenções de Afonso Pinhão Ferreira, diretor da FMDUP, e do Reitor da Universidade do Porto José Marques dos Santos. Pelo meio, Alberto Amaral, reitor da U.Porto à data da criação da FMDUP, dará uma conferência sobre “A Faculdade de Medicina Dentária na Universidade do Porto”.

O Dia da FMUP 2013 contará ainda com intervenções de  outros responsáveis diretivos, estudantes e não-docentes da FMDUP. Para o final da sessão, está agendada a entrega de Diplomas de Mérito aos estudantes do Mestrado Integrado, Mestres e Doutores da faculdade.

Erguida sobre as fundações da Escola Superior de Medicina Dentária do Porto (1976), primeira instituição de ensino médico-dentário de nível universitário em Portugal, a Faculdade de Medicina Dentária foi criada oficialmente a 6 de Janeiro de 1989, aquando da sua integração na Universidade do Porto. Durante os seus primeiros anos de existência, a escola instalou-se em pavilhões pré-fabricados anexos ao Hospital de S. João. Em 1997, muda-se para o edifício  na Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, Paranhos ( Pólo 2 – Asprela), onde permanece até hoje.

Vocacionada para a  formação superior e a investigação na área da saúde oral, a FMDUP é ainda reconhecida pela forte relação que mantém com o exterior, por via da prestação regular de serviços à comunidade.