André Evangelista Marques

André Wvangelista Marques é investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), sediado na FLUP. (Foto: DR)

O historiador André Evangelista Marques, antigo estudante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e atual investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), igualmente sediado na FLUP, é o vencedor da edição deste ano do Prémio A. de Almeida Fernandes / História Medieval, galardão atribuído pelos municípios de Ponte de Lima e de Lamego aos melhores estudos de investigação em História Medieval Portuguesa.

Anunciado no passado dia 22 de outubro, o prémio deste ano distinguiu a obra «Da representação documental à materialidade do espaço. Território da diocese de Braga (sécs. IX-XI)», editada pela Edições Afrontamento e CITCEM. A escolha coube a um júri constituído pelos professores José Augusto de Sottomayor-Pizarro (Universidade do Porto), Hermínia Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), Maria Teresa Nobre Veloso (Universidade de Coimbra) e por Flávia Fernandes, filha de A. de Almeida Fernandes.

Para além do prémio atribuído a André Evangelista Marques, a FLUP somou ainda uma menção honrosa, atribuída à monografia “Rota do Românicoo”, editada em novembro de 2014 pelo Centro de Estudos do Românico e do Território. Coordenada por Lúcia Rosas, professora do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a obra premiada contiu ainda com os contributos  dos docentes Nuno Resende e Maria Leonor Botelho, também da FLUP.

Promovido em parceria pelos Municípios de Ponte de Lima e de Lamego, o Prémio A. de Almeida Fernandes pretende contribuir para o reconhecimento de estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, homenageando ao mesmo tempo a figura de Armando de Almeida Fernandes (1917-2002), investigador e autor de uma notável obra histórica.

A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes / História Medieval 2016 terá lugar no próximo sábado, dia 26 de novembro, às 17h00, no auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima.