Nova UC tem como objetivo sensibilizar os estudantes para as temáticas do empreendedorismo e inovação nas áreas Farmacêutica e Biomédica. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Está a funcionar pela primeira vez, no ano letivo 2017/2018, a nova Unidade Curricular de Empreendedorismo, Inovação e Criação de Negócios” na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Ministrada por David Pereira, docente do Laboratório de Farmacognosia, Departamento de Ciências Químicas da FFUP, esta UC opcional tem como objetivo a formação e aquisição de competências em temas de empreendedorismo e inovação nas áreas Farmacêutica e Biomédica, com especial ênfase nas especificidades que estas áreas apresentam quando comparadas com outras fora da esfera da Saúde.

Lecionada em regime B-learning, a nova UC destina-se aos estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, mas é também aberta a estudantes externos.

A UC vai usufruir do ecossistema e estrutura existente na Universidade do Porto nesta área do conhecimento, tal como o UPTEC – Parque de Ciências e Tecnologia da U.Porto, onde serão ministradas algumas aulas. Prevista está também a introdução de ferramentas pedagógicas inovadoras “made in U.Porto”, como o jogo “IdeaChef”, bem como  a participação de docentes de outras Unidade Orgânicas da Universidade.

A formação dos estudantes contará também com a participação da U.Porto Inovação, a qual estará envolvida na formação na área da Propriedade Intelectual, fundamental no desenvolvimento de novas ideias. A ligação entre as diferentes valências da U.Porto nesta área está a ser feita por Carlos Brito, Pró-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, o qual tem vindo a apoiar a implementação desta nova UC desde o primeiro momento e contribuirá, igualmente, no plano académico mediante e lecionação de aulas teóricas.

Mais informações aqui.