lab-performace_300_200Estão abertas as inscrições (gratuitas) para o Laboratório de Performance com Joclécio Azevedo, a decorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nos próximos dias 5, 12 e 19 de novembro, entre as 15h00 e as 18h00, na Sala B120.

Este laboratório de performance integra o projeto “A circulação das técnicas (micro-coreografias em laboratório)” desenvolvido em residência artística a convite do Comissariado Cultural da FEUP. O projeto desenvolve-se em torno da ideia do laboratório enquanto lugar de trabalho, de produção de conhecimento, de observação especializada, de explicitação de problemas e de formulação de hipóteses.

Este laboratório temporário irá promover um espaço comum de discussão e experimentação prática interrogando ligações entre o papel do laboratório na investigação científica ou artística. O laboratório é aberto à participação de pessoas de diferentes áreas com disponibilidade e curiosidade para realizarem experiências ligadas ao uso do corpo enquanto ferramenta de conhecimento e de transformação. Não é essencial aos participantes possuírem experiência prévia na área da performance. Os participante terão oportunidade, caso tenham disponibilidade e interesse, de integrarem a apresentação pública do projecto no final de novembro.

Inscrições e informações através do e-mail [email protected].

Joclécio Azevedo
Nasceu no Brasil, em 1969. Vive no Porto desde 1990. Os seus trabalhos atravessam diferentes disciplinas artísticas, tendo-se dedicado mais intensamente à criação coreográfica a partir de 1999. Tem participado regularmente em projectos de criação e investigação, desenvolvendo colaborações e integrando residências artísticas em diversos contextos, dentro e fora do país.

Além do seu trabalho como performer, tem desenvolvido acções de formação ligadas à coreografia, dramaturgia e mais recentemente à sonoplastia. Foi diretor artístico do Núcleo de Experimentação Coreográfica, no Porto, entre 2006 e 2011. A partir de 2010 integra os órgãos sociais da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA). Colabora, desde 2012, com a Circular Associação Cultural, em Vila do Conde, como artista residente. A partir de 2016 integra, como assistente convidado, o Curso de Especialização em Performance da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).