pontes_newsletter

Iniciativa inclui a exibição de uma ponte de espaguete com um vão de dois metros, inspirada na ponte da Arrábida. (Foto: DR)

Até dia 4 de dezembro, quem passar pelo corredor B da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), uma das artérias mais emblemáticas e movimentadas da faculdade, vai ser surpreendido com construções de esparguete absolutamente espantosas. A autoria cabe a estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Electrotécnica da FEUP, participantes em mais uma edição – a 9.ª – do concurso de pontes de esparguete promovido pela Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES – LC Porto).

O desafio lançado às 21 equipas – compostas por três elementos – passou por imaginar, pensar e construir uma ponte recorrendo apenas a esparguete e cola. Na mente de todos ainda está a competição de pontes de esparguete de 2013, em que uma das estruturas a concurso conseguiu suportar 77 quilos.

Para além das criações dos engenheiros da U.Porto,  está ainda em exibição uma ponte de espaguete com um vão de dois metros, inspirada na ponte da Arrábida que serve de base ao logótipo da IACES PORTO.

A rotura das pontes está agendada para o dia 9 de dezembro, em frente ao Coffee Lounge da FEUP (antigo bar dos alunos), altura em que serão anunciados os vencedores da prova. Os três primeiros classificados na categoria de resistência receberão prémios no valor de 300 euros, 200 euros  e 100 euros (por elemento), respetivamente.

A competição pode ser acompanhada a par e passo através da página de facebook e da página oficial da IACES.