Grupo de Professores e alunos da Faculdade Técnica. Visita de estudo a uma fábrica

Grupo de Professores e estudantes da Faculdade Técnica, em 1923. (Foto: U.Porto)

Em 2015 celebram-se os 100 anos da criação da Faculdade Técnica, instituição que precedeu a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). De forma a assinalar esta data comemorativa, a FEUP vai promover um programa de atividades que se estenderá por todo o ano letivo de 2015/2016.

A história do ensino da Engenharia em Portugal remonta à época da Aula Náutica, em pleno século XVIII, onde a cidade do Porto se assume como um importante centro de navegação e comércio. Mais tarde, em 1837, e respondendo às necessidades da época, surge a Academia Politécnica, considerada a primeira escola de ensino de engenharia em Portugal, tendo como missão formar engenheiros, oficiais de marinha, pilotos, comerciantes, agricultores, diretores de fábrica e artistas.

Em 1915, e já no contexto da Universidade do Porto (criada em 1911),  surge a preocupação de estruturar os cursos e dividir as engenharias por áreas de especialidade, orientando o funcionamento da escola para uma realidade já muito semelhante ao que acontece atualmente. Foi a época da Faculdade Técnica, percursora da Faculdade de Engenharia, como a conhecemos nos dias de hoje.

É esta história que vai ser celebrada a partir de 25 de novembro, quarta-feira, dia em que passam precisamente 100 anos sobre a aprovação por decreto-lei do enquadramento legal da instituição. O arranque oficial das comemorações está marcado para as 14h00, com a inauguração da exposição “Centenário da Técnica: documentos com história”, que permitirá percorrer a “vida” da Faculdade Técnica através das suas materializações, distribuídas e organizadas segundo critérios temáticos como o contexto histórico e tecnológico, a evolução do ensino da Engenharia na Faculdade Técnica, ou a afirmação externa dos engenheiros da instituição.

faculdade_tecnica_newsletter

Programa de comemorações dos 100 anos da criação da Faculdade Técnica vai estender-se por todo o ano letivo de 2015/2016.

Nesta exposição, que ficará patente até 1 de abril de 2016, no Piso 0 da Biblioteca da FEUP, vai estar integrada uma linha temporal em formato digital – fe.up.pt/centenariodatecnica – que irá apresentar e explorar os contributos de matriz histórica que permitem conhecer e enquadrar a ação, o crescimento e a evolução da Faculdade Técnica. A linha temporal será constituída por referências cronológicas documentadas, relacionadas com a Faculdade Técnica, num horizonte temporal que se inicia a 22 de março de 1911 (criação da Universidade do Porto) e se prolonga até 17 de novembro de 1926 (data em que a Faculdade Técnica adota a denominação de Faculdade de Engenharia).

Além de constituir uma ferramenta de comunicação e de enquadramento de factos históricos, esta linha temporal vai também conter referências cronológicas fundamentadas no registo quotidiano da escola. As tipologias documentais a explorar são diversas, compreendendo a produção legislativa de aplicação à Faculdade Técnica, a documentação relativa à sua organização e atividade, recortes de jornais, editais, atas do Conselho Escolar, livros de visitantes, fotografias e coleções temáticas.

Estas são as primeiras ações das comemorações do centenário da Faculdade da Técnica, mas estão previstas muitas mais, a ser apresentadas e divulgadas ao longo do ano letivo.

Mais informações em fe.up.pt/centenariodatecnica